Sobre as bactérias e cianobactérias

 

Bactérias e Cianobactérias










1. Bactérias


As bactérias são organismos procariontes, isto é, não possuem núcleo organizado, com o material genético disperso no hialoplasma, não apresentando também organelas com sistemas de membranas, como mitocôndrias, cloroplastos e retículo endoplasmático.


São unicelulares e podem ser encontradas isoladas ou em colônias. Para o estudo das bactérias é necessária a utilização de um microscópio, pelo fato de serem de tamanho extremamente reduzido.


Estes organismos podem ser encontrados em diferentes tipos de ambientes como no mar, nos rios, lagos, fontes termais, matéria em decomposição, no solo, em nossa saliva, no intestino, no leite, contaminando alimentos e em interações ecológicas de mutualismo, comensalismo, antibiose e parasitismo.


Devido à ultra estrutura microscópica, a classificação das bactérias é difícil de ser realizada, por isso utilizamos métodos artificiais de classificação como a coloração, a forma e o metabolismo.


 


A – Classificação quanto à Forma


B – Importância Ecológica


 


Muitas bactérias participam de interações ecológicas como mutualismo e parasitismo.


No mutualismo podemos lembrar que as espécies participantes da associação são beneficiadas.


 


Exemplos:


Bactérias X Aparelho digestivo de ruminantes


Bactérias X Raízes de leguminosas


Bactérias X Aparelho digestivo do Homem


 


As bactérias junto com os fungos têm papel fundamental na reciclagem da matéria nos ecossistemas, através da decomposição da matéria morta animal e vegetal, participando do ciclo do carbono e nitrogênio na natureza.


 


C – Importância Econômica


 


Muitas bactérias são aproveitadas pelo homem em atividades industriais e biotecnológicas, para produção de antibióticos, vitaminas, queijos, iogurtes, requeijões, vinagres,compostos orgânicos como metanol e acetona e até a produção do hormônio insulina, por Engenharia Genética, através da técnica do D.N.A. recombinante.


 


D – Bactérias Causadoras de Doenças


 


Quando as bactérias participam de associações de parasitismo com outros organismos, são causadoras de doenças. Na espécie humana, aparecem doenças como: botulismo, tétano, febre tifóide, gastroenterites, gonorréia, sífilis, coqueluche, tuberculose, cólera, meningite, entre outras.


 


E – Reprodução de Bactérias


 


As bactérias podem reproduzir-se de modo assexuado por divisão binária ou cissiparidade ou por reprodução sexuada por conjugação, transformação e transdução.


A reprodução sexuada é caracterizada pela troca de material genético entre os indivíduos, sendo importante para a evolução das espécies por proporcionar maior variabilidade genética para os indíviduos, aumentando o seu poder de adaptação ao ambiente.


 2. Cianobactérias


São organismos unicelulares, procariontes, isto é, sem núcleo verdadeiro, como as bactérias.


Também são conhecidas por cianofíceas ou algas azuis, apesar deste nome nem sempre ser adequado, pois estes organismos podem ter uma variedade muito grande de pigmentos como o azul, verde, laranja, marrom, vermelho, entre outros.


O nome do mar Vermelho no Oriente Médio foi dado devido à presença de grande quantidade de cianobactérias de cor vermelha.


 


A – Hábitat


 


As cianobactérias aparecem com a organização unicelular, colonial ou filamentosa em praticamente todos os ecossistemas do planeta, como no mar, rios, lagos, solos úmidos, fontes termais e até em regiões extremamente frias.


 


B – Importância Ecológica


 


Além de realizarem fotossíntese, estes organismos, junto com as bactérias, são fixadores de nitrogênio, em nitritos ou nitratos que podem ser utilizados pelos demais organismos que participam das cadeias alimentares nos diferentes ecossistemas.Participam de associação de mutualismo com fungos, formando os liquens.


C – Organização das Cianobactérias


 


A organização celular é semelhante à da célula bacteriana, possuindo a cromatina dispersa no hialoplasma, sendo uma organização tipicamente procariótica. A parede celular como a das bactérias é constituída de lipoproteínas, polissacarídeos e polímeros de açúcares e aminoácidos.


 







D – Reprodução das Cianobactérias


São conhecidos apenas processos de reprodução assexuada, por divisão binária ou por esporos, ou ainda por fragmentação dos filamentos chamados de hormogônios.


Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *