Tarja soile susanna turunen cabuli

Biografia

[editar] Infância

Tarja nasceu no pequeno vilarejo de Puhos, em Kitee, junto de seus pais e dois irmãos, sendo a única filha. Ela desde criança sempre apresentou interesse pela música. Sua mãe foi a primeira a notar isso, quando, em uma festa da família, a garotinha de apenas três anos mostrou sua voz para um público pela primeira vez com a canção “Enkeli Taivaan” (Anjo do Céu). Depois disso, sua mãe decidiu colocá-la no coral da paróquia a qual freqüentava, onde podia praticar regularmente, além de ter aulas adicionais em um grupo infantil.

Aos seis anos, Tarja começou a ter aulas particulares de piano erudito. Apesar de morar a vinte quilômetros do local das aulas, ela contava com o apoio de seus pais que faziam questão que sua filha não faltasse às lições[1].

Na escola primária, Tarja era costumeiramente convidada a cantar em pequenas festas escolares. Nessa época, a cantora chegou a sofrer bullying por parte das meninas de sua escola, por sempre tirar notas altas nos testes e ser uma das alunas preferidas dos professores.[2] Com isso, Tarja se tornou uma criança mais introvertida, tímida e a maioria de seus amigos eram garotos, os quais guardavam por ela admiração e tratavam-na com respeito.

Seus grandes ídolos na infância eram cantores de soul como Whitney Houston e Aretha Franklin. Nessa época achava-se que seria esse o caminho seguido pela garota. Porém, aos quinze anos, Tarja mudou-se para Savonlinna, onde estudou na “Savonlinna Senior Secondary School of Art and Music”. Lá passou a ter aulas de canto lírico e seguiu focando-se nesse estilo. No mesmo ano, ela cantou pela primeira vez para mais de 1.000 pessoas como solista em um concerto de natal.

Aos dezoito anos, mudou-se novamente, agora para a cidade de Kuopio onde ingressou na Academia Sibelius de Artes. Lá ela pôde desenvolver realmente seus dotes musicais, aperfeiçoando-se no canto lírico e música de câmara.

[editar] Introdução ao metal

Ver artigo principal: Biografia de Nightwish

Em 1996, Tarja tornou-se um dos membros-fundadores do Nightwish, quando seu colega de classe Tuomas Holopainen a convidou para participar de seu projeto acústico. Então, Tarja, Tuomas e o guitarrista Emppu Vuorinen gravaram uma demo intitulada “Nightwish” da qual foi retirado o nome da banda. No mesmo ano, Turunen cantou pela primeira vez no Festival de Ópera de Savonlinna, onde fazia parte do coral, interpretando algumas obras de Wagner e Verdi.

Em 1997, é lançado o primeiro álbum da banda, “Angels Fall First”, foi quando Tarja fez seu primeiro show com o grupo em 25 de dezembro do mesmo ano, em sua cidade natal. A banda, porém, só ficou internacionalmente famosa com o lançamento do álbum Oceanborn, em 1998.

Citação
«Ninguém no Nightwish imaginava que isso pudesse acontecer! Uma vez que a gravadora Spinefarm não acreditava nisso. Eles apenas aceitaram lançar nosso primeiro álbum porque acharam que tinha um toque exótico, bonitinho, e porque tinha uma mulher cantando em uma banda de metal.[3]»

(Tarja Turunen)

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *