Tocar em objetos virtuais

O Airborne Ultrasound Tactile Display (Display Tátil de Ultra-som) é uma destas tecnologias que tem boa chance de mudar o entretenimento para sempre.
É um campo de força 3D criado no ar que permite que você toque objetos virtuais com as próprias mãos.

O dispositivo criado na Universidade de Tokyo inicialmente poderá ser utilizado em teclados virtuais, mas o futuro é mais promissor assim que o seu tamanho e resolução aumentarem, pois as possibilidades são “ilimitadas”.
Com “ilimitadas” isso significa tudo o que for virtual.

Este display tátil permite uma resposta tátil sobreposta a imagens 3D projetadas no espaço aberto, o que permite um manuseio mais intuitivo de imagens tridimensionais “tocáveis”. Por exemplo, usuários poderão tocar a Princesa Léia projetada no ar.

Isso mesmo. Tocar a Princesa Léia projetada no ar. Com (ou sem) o biquíni dourado.

No campo dos games, por exemplo, será possível jogar boxe trocando socos virtuais, que você realmente vai sentir, com um personagem que estará de pé na sua frente.

Esse campo de força é projetado através de múltiplos transdutores de ultra-som que projetam ondas no ar.
Sem luvas especiais ou qualquer outro dispositivo e sem risco de que penetrem no corpo.

O dispositivo usa a radiação acústica, um fenômeno causado por ultra-som não linear, o que permite a criação de formas espaciais com a pressão de radiação de ultra-som acústico o que leva à sensação de tocar o corpo da Princesa Léia de verdade.
É possível inclusive sentir a natureza do material que se toca.

O dispositivo poderá sondar a superfície de um objeto para medir suas propriedades visco-elásticas de um ponto distante.

Esta versão do dispositivo produz um campo de força 3D que é suficiente para manusear objetos virtuais com as mãos. O campo de força foi projetado para ser efetivo em uma região de 30cm3 com resolução espacial de 1cm[/i].
Holodeck, lá vamos nós.

Mais uma vez eu vou alem dos jogos! Isto pode nos levar por exemplo ai fim dos teclados, mouses, e demais perifericos! Esta tecnologia implementada com as tecnologias de realidades virtuais, podem nos remeter por exemplo a computadores totalmente virtuais! e se unirmos estas tecnologias a tecnologia do outro topico sobre controlar games com ocerebro, poderemos quem sabe num futuro nã muito distante estar totalmente inseridos em um mundo de realidade virtual tipico de filmes futuristas!! ohmy.gif
Ou a utilização de senarios virtuais para treinamento militar, criaturas virtuais “sólidas”, entre outras milhares de possibilidades!! mellow.gif

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *