Transporte multimodal

Requisitos

Para um transporte ser considerado como multimodal, é necessário que (Rodrigues, 2002, p. 103):

* Seja realizado, pelo menos, por dois modos de transporte;
* Exista um único responsável perante o dono da carga (OTM);
* Exista um único contrato de transporte entre o Transportador e o dono da mercadoria;
* Exista um conhecimento único (Multimodal Bill of Lading ), válido para todo o percurso;
* Sejam utilizadas cargas unitizadas indivisíveis;
* Sejam feitas inspecções fiscais apenas na origem e no destino.

[editar] Intermodalidade

A intermodalidade pode ser descrita como a não ocorrência de quebra da carga quando o transporte da mercadoria se faz, no mínimo, por dois modos diferentes de tracção (transporte combinado), desde o momento da carga até à descarga. Por outras palavras, a intermodalidade é um transporte combinado, mas sem ruptura do modo de tracção bem como da carga (Dias, 2005, p. 217).

[editar] Interconectividade

A interconectividade nos transportes engloba não só a multimodalidade, isto é, a utilização no mesmo processo de transportes, com ou sem quebra da carga, de pelo menos dois transportes, mas também a intermodalidade, processo já referido anteriormente (Dias, 2005, p. 216).

[editar] Transportes modais

Em matéria de modais os transportes podem ser dividos em rodoviário, ferroviário, marítimo, aéreo, por oleoduto e fluvial (Carvalho, 1996, p. 196). Existem claras vantagens e desvantagens nos diferentes tipos de transporte, bem como possíveis melhorias de modo a torná-los mais competitivos. Senão veja-se (Carvalho, 1996, p. 198-200):

[editar] Modo Rodoviário
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Vantagens

* Manuseamento mais simples (cargas mais pequenas)
* Grande competitividade em distâncias curtas/médias
* Elevado grau de adaptação
* Baixo investimento para o operador
* Rápido e eficaz
* Custos mais baixos de embalagem
* Grande cobertura geográfica

Desvantagens

* Aumento do preço com a distância
* Espaço limitado
* Sujeito às condições climatéricas
* Sujeito ao trânsito
* Sujeito à regulamentação (circulação, horários)

Melhorias Possíveis

* Melhoria nos contentores de modo a adaptarem-se a outros tipos de transporte (interface multimodal)
* Melhoria nos sistemas semi-automáticos de cargas e descarga
* Aumento no uso de contentores/pallets standard
* Implantação de sistemas de localização por coordenas geográficas
* Uso de sistemas de comunicação rádio

[editar] Modo ferroviário
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Comboio de carga
Comboio de carga

Vantagens

* Ideal para grandes quantidades de carga
* Baixo custo para grandes distâncias
* Bom para produtos de baixo valor e alta densidade
* Pouco afectado pelo tráfico e condições climatéricas
* Amigo do ambiente

Desvantagens

* Serviços e horários pouco flexíveis
* Pouco competitivo para distâncias curtas e cargas pequenas
* Grande dependência de outros transportes (nomeadamente rodoviário)
* Pouco flexível pois só para de terminal em terminal
* Elevados custos de manuseamento

Melhorias Possíveis

* Aumento da velocidade de trajecto e das cargas/descargas
* Comboios mais frequentes
* Melhoria de equipamento dos terminais
* Uso de sistemas de informação que permitam melhorar o controlo das frotas ferroviárias e programação de rotas

[editar] Modo aéreo
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Boeing 747 da Air New Zealand fazendo a descolagem do Aeroporto Internacional de Christchurch, Nova Zelândia.
Boeing 747 da Air New Zealand fazendo a descolagem do Aeroporto Internacional de Christchurch, Nova Zelândia.

Vantagens

* Bom para situações de “aperto” a larga distância
* Bom para mercadoria de elevado valor a grandes distâncias
* Boa fiabilidade e frequência entre cidades
* Velocidade de transporte

Desvantagens

* Pouco flexível, pois trabalha terminal a terminal
* Mais lento do que rodoviário para pequenas distâncias
* Elevado custo para grande parte dos produtos

Melhorias Possíveis

* Melhor adaptação ao multimodal, transportando partes de veículos rodoviários
* Sistemas informatizados mais sofisticados para a gestão das capacidades de transporte
* Melhoria de cargas e descargas em terminais

[editar] Modo marítimo (ou fluvial)
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Navio de carga.
Navio de carga.

Vantagens

* Competitivo para produtos de muito baixo custo (químicos industriais, ferro, cimento, petróleo, minerais e outros)

Desvantagens

* Velocidade reduzida
* Muito pouco flexível
* Limitados a zonas com orla marítima ou rios navegáveis

Melhorias Possíveis

* Associação a sistemas de armazenagem em terminal
* Melhor funcionamento sempre que inserido em plataformas multimodais

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