Tudo sobre a cultura inca .

Introdução

Os incas habitaram a Cordilheira dos Andes, na região do atual Peru, entre os anos de 3000 a.C e 1500 da nossa era.


 



Arte Inca

Os incas faziam vários objetos utilizando o ouro, principalmente, esculturas de animais, deuses e representações de elementos da natureza. O artesanato inca também foi um elemento importante da cultura. Faziam cestos e redes com fibras vegetais. Também pintavam em tecidos, utilizando tintas naturais (sangue de animais, minérios, carvão, etc).

Arquitetura Inca

Os incas utilizaram a pedra como base das construções. Embora habitassem uma região montanhosa, onde a dificuldade de construir é maior, construíram templos, diques, canais de água, casas, palácios e observatórios astronômicos. Para ligar as construções, fizeram uma rede de estradas de pedra. 

Mitologia e religião

Segunda as lendas incas, o mundo foi criado por Virachocha, o todo poderoso. Os incas eram politeístas, pois acreditavam em vários deuses. Estes deuses incas estavam ligados à natureza. Portanto, havia deus do trovão, da chuva, do sol, do vento, etc. Porém, o deus mais poderoso e importante era Inti, o deus Sol.

Em homenagem aos deuses, os incas costumam praticar o sacrifício de animais. Isto era feito também para pedir ajuda aos deuses, em momentos de necessidade (seca, guerra, colheita, etc). Grande parte dos rituais religiosos acontecia na cidade de Machu Picchu, o vale sagrado dos incas.

Ciência

Os incas criaram um objeto chamado quipo, que servia para realizar contagem de objetos, pessoas, impostos e alimentos. O quipo consistia numa série de barbantes coloridos com nós. Cada cor e cada nó tinham significados e valores diferente. 

Música Inca

Os incas usavam uma espécie de flauta de bambu para tocar músicas. As músicas eram criadas para simples diversão ou em homenagem aos deuses e à natureza.


 


 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *