Tudo sobre anémonas do mar

 


 

















Wikipedia:Como ler uma caixa taxonómica
Como ler uma caixa taxonómica
Anthozoa


Classificação científica











Reino: Animalia
Filo: Cnidaria
Classe: Anthozoa
(Ehrenberg, 1834)

Subclasses

Alcyonaria
Ceriantipatharia
Hexacorallia ou Zoantharia



Anthozoa (do grego anthos, flor + zoon, animal) ou antozoários é a classe do filo Cnidaria que inclui os corais e anémonas do mar, sendo a maior classe dos Cnidaria, contendo mais de 6.000 espécies. Os antozoários distinguem-se dos restantes cnidários por terem uma vida inteiramente séssil, sem estado livre de medusa. São formadores de corais.


Os membros da classe Anthozoa são cnidários polipóides; o estágio medusal encontra-se completamente ausente.


O pólipo antozoário é mais especializado que o dos hidrozoários, e a sua mesogléia celular, sua cavidade gastrovascular septada, seus cnidócitos nos filamentos gástricos e suas gônadas gastrodérmicas indicam uma relação filogenética mais íntima com os Scyphozoa do que com os Hydrozoa.


A diferença na forma corporal dos Scyphozoa e dos Anthozoa (medusa versus pólipo) pode ser harmonizada se os antozoários derivaram dos estágio polipóide dos cifozoários.


Uma larva planular é característica da maioria dos antozoários e desenvolve-se em um pólipo. As formas coloniais derivam do brotamento originário do primeiro pólipo.


As duas subclasses (Zoantharia e Octocorallia) refletem níveis diferentes de evolução estrutural dentro dos Anthozoa. Os Octocorallia retiveram um arranjo de oito septos completos e oito tentáculos, que podem ser uma condição antozoária primitiva. A organização colonial é característica de quase todos os octocorais, e os pólipos interconectam-se por meio de uma massa complexa de mesogléia e de tubos gastrodérmicos. Os Zoantharia apresentam um sistema mais complexo de septos, arranjados em múltiplos de 6 (em geral no mínimo 12). Há várias formas solitárias, e as espécies coloniais conectam-se por meio de dobras externas mais ou menos simples da parede corporal.


A maioria dos antozoários é colonial, e esse tipo de organização evoluiu independentemente várias vezes dentro da classe. Embora as colônias possam atingir um tamanho grande, os pólipos individuais são geralmente pequenos. Há alguns grupos com colônias polimórficas, mas essa condição não é largamente disseminada como nos hidrozoários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *