Tudo sobre mountain bike

A modalidade mountain bike surgiu no final da década de 70, nos EUA, quando um grupo de ciclistas resolveu descer as trilhas das montanhas da Califórnia. Como não havia uma bike própria para a prática, os atletas adaptaram alguns componentes como freios mais fortes e pneus especiais, assim nascia o primeiro modelo de mountain bike.

Os americanos Tom Ritchey, Joe Breezer e Gary Fisher foram os precursores do estilo e responsáveis pelo desenvolvimento de uma nova bicicleta que se adaptaria às dificuldades dos terrenos acidentados. Realizaram mudanças no freio, quadro, suspensão, rodas e a implantação do câmbio.

Por ser uma das modalidades mais difundidas, a Sundown cuidou de cada detalhe para que o atleta tenha à sua disposição uma linha completa de mountain bike, que respeita as características e necessidades de cada estilo.

Além do equipamento ideal, é preciso que o ciclista tenha uma boa preparação física e gostar de ficar perto da natureza. Em troca o atleta vivencia passeios inusitados, passa por paisagens maravilhosas e muita diversão.
Conheça um pouco mais sobre as principais categorias:
Cross Country

Corridas em circuito fechado de longa distância e em terrenos variados, com subidas e descidas. A velocidade máxima geralmente, nessa categoria não ultrapassa 70km/h.
Trip Trail

Versão mais longa do Cross Country, que pode chegar até 100 km. É preciso que o praticante tenha muita resistência física para encarar a viagem.
Downhill

Pistas íngremes com obstáculos naturais, como pedras e raízes. O percurso é curto, em geral 4km, mas bastante veloz, podendo passar de 100km/h. Geralmente, as bicicletas são equipadas com duas suspensões e freios a disco, o que aumenta a segurança do ciclista.
4x (fourcross)

Os competidores correm ao mesmo tempo em pistas semelhantes as pistas de Bicicross, com pulos, curvas de parede e obstáculos, construídos especialmente para modalidade, só que em terrenos com declive acentuado. As baterias são formadas por 4 pilotos, sendo que os dois vencedores vão avançando, até a esperada e disputada final.
Freeride

A modalidade foi criada para pessoas que gostam de pedalar seriamente, mas não em nível profissional. Apesar disso o Freeride virou competição. Realizada em terrenos bem acidentados e com muito declive. O piloto é julgado pelo critério técnico, criatividade, arrojo e fluidez.
Trial

O percurso desta categoria é repleto de obstáculos grandes e radicais, como latões de lixo, escadas, carros (artificiais) e rios, cachoeiras, pedras, troncos (naturais) etc. As bicicletas em geral têm o quadro pequeno, freios hidráulicos e pneus mais vazios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *