Tudo sobre o jacaré açu

Um crocodilo perfeito.

  Os jacarés-açus  são animais pacíficos, muito menos temíveis que seus primos, os crocodilos.  Não são comedores de gente; alimentam-se principalmente de pequenos animais, inclusive a piranha. Somente o jacaré una, que é o maior que os outros, ataca mamíferos grandes.


  Os crocodilianos são os mais desenvolvidos de todos os répteis. Nadam com o movimento ondulante da cauda. Olhos e narina são salientes, permitindo-lhes ficar semi-submersos como um submarino. O acasalamento dá-se na água, mas a fêmea bota os ovos na margem.


  O jacaré-açu deve temer mais seus inimigos quando ainda é jovem. Se não é comido no ovo por carnívoros ou grandes cobras, corre o risco de ser devorado, assim que nasce, pela jibóia ou por outros jacarés adulto.















O jacaré-açu pode viver até 100 anos e chegar a medir 6 metros. Mesmo com todo esse tamanho, o animal não é tão guloso, come em média quatro quilos de carne, mas só duas vezes por semana. Para a reprodução, a fêmea faz um ninho na vegetação na beira do lago, rio ou igarapé, onde coloca seus ovos que após um mês de incubação, eclodem.  As fêmeas põem entre 40 a 50 ovos só uma vez ao ano. E ao contrário de todos os répteis, a mãe protege o ninho e depois os filhos até eles ficarem independentes.
  Os jacarés-açu jovens devem ter cuidado, pois corre o risco de ser devorado assim que nasce por jibóias ou outros jacarés adultos. Sua média de vida é de 80 anos, mas pode chegar aos 100.


 



  Focinho grande e curto, o quarto dente não-visível com a boca fechada e placas ósseas na barriga são as principais características físicas da espécie que vive nos rios, igarapés e lagoas da Amazônia


  Além do negro e jacaré una , existem ainda o jacaré de óculos, de cristas ósseas sobre os olhos, e o jacaré de testa lisa.  Este último, ao contrário dos outros, prefere as corredeiras e tem pele mais rija do que a de seus parentes.


Filo: Chordata


  Classe: Reptilia


  Ordem: Crocodylia 


  Família: Alligatoridae

 

Características:


Comprimento o nascer: 30 cm.


Focinho grande e curto –  quarto dente não visível com a boca fechada.


Placas ósseas na barriga


40 a 50 ovos postos de uma vez por ano.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *