Tudo sobre os indígenas

São designados como povos aborígenes, autóctones, nativos ou indígenas, aqueles que viviam numa área geográfica antes da sua colonização por outro povo ou que, após a colonização, não se identificam com o povo que os coloniza. A expressão povo indígena, literalmente “originário de determinado país, região ou localidade; nativo”, é muito ampla, abrange povos muito diferentes espalhados por todo o mundo. Em comum, têm o fato de que cada um se identifica com uma comunidade própria, diferente acima de tudo da cultura do colonizador.


Contudo, é frequente associar o termo aborígene a um conjunto de povos, específico da Austrália. Por vezes, no Brasil, também o termo índio é também utilizado como sinônimo de ameríndio.


 


Povos indígenas



 América


O continente Americano, quando foi descoberto pelos Europeus a partir do século XV, era todo ele habitado por povos indígenas.


A população americana em 1500 representa próximo de um quarto da população mundial (CHAUNU apud RIBEIRO, 1992, p.74), somando entre 90 e 112,5 milhões de pessoas (DOBBYNS apud RIBEIRO, 1992, p.74) que, no século e meio seguinte, sofrerão uma depopulação na escala de 20:1 a 25:1 (CHAUNU, idem).


Em 1492, numa estimativa conservadora, há na Amazônia 5,1 milhões de habitantes (DENEVAN, 1976, p.205-234), número que se reduz para 250.000 habitantes em fins do século XIX.



Brasil


De acordo com a Funai, a população que vive em aldeias é de 512 mil pessoas, distribuídas em 225 etnias com 180 línguas diferentes. No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 734 mil pessoas se auto-identificaram como indígenas em 2000.



Reservas


Apesar do número reduzido, no Brasil, hoje, as reservas indígenas ocupam 12,5% do território nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *