Uma experiencia de intervenção pedagogica no ensino medio





























Autor: Adriano Rogerio Celante
[pt] Educação fisica e cultura corporal : uma experiencia de intervenção pedagogica no ensino medio
Instituição de Defesa: Universidade Estadual de Campinas . Faculdade de Educação Fisica
Data de Defesa: 2000-12-06
Resumo: [en] The text of dissertation has a central theme the construction process of a pedagogical intervention experience in Physical Education in High School, starting from the presuppositions of the corporal culture. The work is divided in two parts. The first part is characterized by the theoretic discussions around the social roles of the School Education and the Physical Education as a component of the school grade, able to contribute to the school educational aims, taking into account its specific knowledge, mainly concerned to the pedagogical practice in the High School, considering the perspectives of the corporal culture. Based on the dialectic conception of the Education, specifically on the historical-critical conception, is discussed the evolution of the pedagogical thought of the Physical Education in the Brazilian school – consideration the historical process of the Education itself – since its introduction in the Brazilian schools until the most recent pedagogical approaches, in order to establish a knowledge able to support the construction of a preliminary intervention proposal for Physical Education in the High School. At first, ideas from several pedagogical CUITents – focusing the corporal culture – are presented, to after that, starting from the basis of the cultural approach of the Physical Education, establish some fundamental principles which will be applied in the pedagogical pratice to be developed during the field research, described in the second part of this work. Based on the theoretic discussions previously obtained, an action plan was elaborated for the field research. The main idea was a Physical Education program for the High School, through a participating plan, involving the teacher-researcher and the students of a High School of a private school in Jundiaí, São Paulo. Through this participating research, type “ethnographic”, the second part of the work talks about the descriptive process which involves an experience of pedagogical intervention. 1t has, as a main purpose, to briefly describe the dynamic which involves the pratice of the Physical Education in schools, viewing the comprehension of the meanings of the constructed pratice which is traditionally reproduced by all the school community. At last, the final considerations are reserved for a brief discussion about the importance of the results obtained in this research in order to present some alternatives for the pedagogical practice of this discipline
[pt] O texto desta dissertação tem como tema central o processo de construção de uma experiência de intervenção pedagógica em Educação Física no Ensino Médio, a partir dos pressupostos da cultura corporal. O trabalho divide-se em duas partes, e a primeira delas é caracterizada pela discussão teórica acerca dos papéis sociais da Educação escolarizada e da Educação Física como componente curricular, capaz de contribuir para os objetivos educacionais da escola a partir do seu conhecimento específico, principalmente no que se refere à prática pedagógica no Ensino Médio, na perspectiva da cultura corporal. Com base na concepção dialética da Educação, mais especificamente na concepção históricocrítica, é discutida a evolução do pensamento pedagógico da Educação Física escolar brasileira – dentro do processo histórico da própria Educação – desde a sua introdução nas escolas brasileiras até as mais recentes abordagens pedagógicas, a fim de constituir um conhecimento capaz de subsidiar a construção de uma proposta preliminar de intervenção para a Educação Física no Ensino Médio. São apresentadas as idéias das diversas correntes pedagógicas que abordam a cultura corporal para, em seguida, a partir dos fundamentos da abordagem cultural da Educação Física, serem estabelecidos alguns princípios fundamentais a serem aplicados na prática pedagógica a ser desenvolvida durante a pesquisa de campo, descrita na segunda parte do trabalho. A partir das discussões teóricas feitas anteriormente, foi elaborado um plano de ação para a pesquisa de campo, que consistiu na construção de um programa de Educação Física para o Ensino Médio, por meio de um planejamento participativo, envolvendo o professor-pesquisador e os alunos de uma primeira série (I série “A”) de um colégio da rede privada de ensino da cidade de Jundiaí-SP. Por meio de uma pesquisa participante, do ?tipo etnográfico?, a segunda parte do trabalho é dedicada à descrição do processo que envolveu uma experiência de intervenção pedagógica. Procura descrever um pouco da dinâmica que envolve a prática escolar da Educação Física, no sentido de compreender o sentido e os significados de uma prática construída e reproduzida tradicionalmente por toda a comunidade escolar. Por fim, as considerações finais são reservadas para uma breve discussão sobre a relevância dos resultados obtidos na pesquisa, e para que sejam apresentadas algumas alternativas para a prática pedagógica da disciplina
Titulação: Mestre em Engenharia Eletrica
Contribuidor(es): Jocimar Daolio [Orientador]
Suraya Cristina Darido
Jocimar Daolio
Vilma Leni Nista-Piccolo
Assuntos: [pt] Educação fisica (Segundo grau)
[pt] Pedagogia critica
[pt] Educação fisica – Aspectos sociais
[pt] Educação fisica
[pt] Educação fisica – Aspectos antropologicos
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