Uso e aplicação de modelos economicos em sistemas de informação





























Autor: Tiago Eugenio de Melo
[pt] Uso e aplicação de modelos economicos em sistemas de informação para geomarketing
Instituição de Defesa: Universidade Estadual de Campinas . Instituto de Computação
Data de Defesa: 2003-12-02
Resumo: [en] Survival in the business world depends on knowledge of one s clients and competitors. A crucial fa.ctor in this competition is the ability to manage business data whitin a geo-graphic contexto The search for eiliciency in decision making motivated the emergence of geomarketing, which combines marketing policies and strategies to information systems and the geographic location of the resources manipulated. This work aims to fill a gap in this nascent area, by combining results in economic models, computer science and geoprocessing. The main contributions of this dissertation are: (a) survey of the theoretical basis underlying information systems applied to geomar-keting, both in economic modeling and computing science aspects; (b) analysis of software engineering methodologies applied to the development of geomarketing applications; and ( c) implementation of a reallife case study in geomarketing, adapting a specific economic model, and coupling it to a geographic information system
[pt] O conhecimento de clientes e concorrentes é uma questão de sobrevivência no mundo dos negócios. Empresas ganham competitividade pela agilidade em manipular dados de negócios associados à dimensão geográfica. A busca por eficiência na tomada de decisão motivou o aparecimento do geomarketing, que combina as estratégias e políticas de mar-keting a sistemas de informação e à localização geográfica dos recursos envolvidos. Este trabalho visa contribuir para esta área, ainda incipiente, através da combinação de resultados em modelos econômicos, computação e geoprocessamento. Ai:, principais contribuições desta dissertação são: (a) levantamento dos aspectos teóricos subjacentes a sistemas de informação aplicados a geomarketing, tanto do ponto de vista de modelos econômicos, quanto de ciência da computação; (b) análise dos aspectos de engenharia de software aplicados ao desenvolvimento de projetos nesta área; e (c) implementação de um estudo de caso real, adaptando um modelo econômico específico, e acoplando-o a um sistema de informação geográfica
Titulação: Mestre em Ciencia da Computação
Contribuidor(es): Edson Norberto Caceres
Claudia Maria Bauzer Medeiros [Orientador]
Cecilia Mary Fischer Rubira
Claudia Maria Bauzer Medeiros
Assuntos: [pt] Modelos economicos
[pt] Marketing – Processo decisorio
[pt] Engenharia de software
[pt] Sistemas de informação geografica
Documentos Digitais: Download Arquivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *