Veneza italia curiosidades

Veneza ( em italiano Venezia, em vêneto Venezsia) é uma comuna italiana da região do Vêneto, província de Veneza, com cerca de 266.181 habitantes, conhecida pelos seus canais e pela catedral de São Marcos. Estende-se por uma área de 412 km2, tendo uma densidade populacional de 646 hab/km2. Faz fronteira com Campagna Lupia, Cavallino-Treporti, Chioggia, Jesolo, Marcon, Martellago, Mira, Mogliano Veneto (TV), Musile di Piave, Quarto dAltino, Scorzè, Spinea.


A cidade se tornou uma potência comercial a partir do século X, no qual sua frota já era uma das maiores da Europa. Como cidade comercial, tinha várias feitorias e controlava várias rotas comerciais no Levante. Eram suas feitorias cidades como Negroponto e Dirraquium, assim como ilhas inteiras: Creta, Rodes, Cefalônia e Zante, por exemplo. O historiador Fernand Braudel classificou-a como a primeira capital econômica do Capitalismo.


 


 


A famosa Ponte Rialto, em Veneza, foi construída em 1588. O projeto, assinado por Antonio da Ponte, venceu um concurso que teve participação de célebres artistas, como Michelangelo. Até 1854, esta ponte era a única maneira de os pedestres cruzarem o grande canal.


É uma cidade muito conhecida pelos seus passeios românticos, levando muitos casais a passarem suas luas-de-mel lá.


Nesta Cidade Nasceram os Papas: Gregório XII, Eugênio IV, Paulo II, Alexandre VIII, Clemente XIII, Pio X


A parte de Veneza em terra firme é a fracção comunal de Mestre.


 


O probleminha de Veneza é que como todo mundo tem o mesmo sonho, em temporadas turísticas, a cidade pode estar um pouco, como dizer… movimentada em excesso. Por isso, se sua visita for durante a alta temporada turística esteja pronto para dividir as ruas e canais de Veneza com milhares de outras pessoas. Esta é uma cidade pequena, na verdade uma ilha de uma lagoa – Lagoa de Veneza – a qual está separada do mar Adriático por um istmo. É um lugar para esquecermos de carros e ônibus – eles não circulam em Veneza – e percorrermos tudo a pé, ou então no tradicional ônibus fluvial, o Vaporetto.


 


Fotos de Veneza:


Recentes pesquisas tem mostrado que, devido à poluição ambiental e seus efeitos sobre o meio ambiente e o nível das águas dos mares, Veneza está afundando, lentamente mas incessantemente, à razão de alguns milímetros por ano. Em épocas de maré cheia, as águas da lagoa inundam grande parte da cidade.


A cidade de Veneza é na verdade um arquipélago formado por 118 ilhas entrecortadas por 170 canais.


 



 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *