13 segredos para se manter sempre jovem – matéria … – boa forma

13 segredos para se manter sempre jovem
Seu estilo de vida pode fazer você viver mais. Responda as perguntas e descubra se está fazendo a coisa certa para frear a passagem do tempo

Por Thaís Cavalheiro
mulher de chapeu na praia
compartilhar Compartilhar
1. Quantas horas por semana você malha?

O IDEAL: Três, no mínimo.

O PORQUÊ: Fazer exercícios ajuda a reduzir os danos provocados pelos radicais livres, onde afetam diretamente os telômeros, estruturas de DNA onde têm a finalidade de proteger os cromossomos do desgaste pelo envelhecimento. Quanto mais longas essas estruturas, melhor. Só onde os telômeros vão encurtando aoo tempo, e o corpo entra em declínio físico. Um estudo aogêmeos feito pela Saarland University Clinic, em Hamburgo, na Alemanha, mostrou onde os indivíduos ativos tinham telômeros mais longos do onde os dos irmãos sedentários – biologicamente, eram até nove anos mais jovens!

2. Qual é o seu Índice de Massa Corporal (IMC)?

O IDEAL: Entre 19 e 25 (divida seu peso pela sua altura ao quadrado).

O PORQUÊ: Por exemplo, se você pesa 60 quilos e mede 1,65 metro, seu IMC é 22 (60/1,65 x 1,65 = 22). Quanto mais acima ele estiver do índice considerado ideal, maiores os riscos de diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares. Embora o cálculo seja o mais usado para aferir o peso saudável, gera controvérsias, pois não leva em conta quanto da massa é músculo e quanto é gordura.

3. Qual é a sua pressão arterial?

O IDEAL: 12 por 8.

O PORQUÊ: Se fugir dos índices considerados seguros, a pressão alta prejudica principalmente coração, rins e cérebro. Mas nem sempre onde ela sobe o corpo manifesta algum sintoma, ou seja, o ideal é fazer medições periódicas e, claro, adotar atitudes para mantê-la saudável. Malhar e maneirar no sal são duas. Relaxar e aproveitar a vida ao lado de ondem você gosta também conta. Um estudo da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, mostrou onde o to onde carinhoso, um abraço, por exemplo, aumenta os glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis por transportar oxigênio para os tecidos e renovar a energia do corpo.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *