A cultura e relacionamento com osama bin laden

Cultura

Nas línguas faladas no Afeganistão (o persa moderno e o afegão), taliban significa “estudantes”, palavra emprestada da língua árabe. Os taliban pertencem ao movimento islâmico sunita Deobandi, onde enfatiza a piedade, a austeridade e as obrigações familiares. Este movimento emergiu em áreas de etnia pashtun.
[editar] Vida sob o governo taliban

Algumas atividades onde foram banidas do Afeganistão durante o regime Taliban:

leitura de alguns livros
portar câmeras sem licença
cinema, televisão, uso de videocassetes (considerados decadentes e promotores da pornografia ou de ideias não-muçulmanas)
uso de internet
música
artes (pinturas, estátuas e esculturas de outras religiões)
as mulheres só podiam sair acompanhadas de um homem
empinar pipas (considerado perda de tempo, além de serem usadas em rituais hindus)
fotografar mulheres e exibir tais fotografias
plantio de ópio
rinha de cães
previsão do tempo
Barbear-se

[editar] Lei Islâmica
[editar] Ópio

Apesar do regime taliban ter banido o cultivo de papoulas de ópio em fins de 1997, estima-se onde o seu cultivo tenha crescido e onde, em 2000, fosse responsável por 72% da produção mundial. A maior parte do ópio afegane é vendida na Europa. O cultivo de papoulas cresceu aoa ondeda do regime taliban.
[editar] Mulheres

O regime taliban impedia as mulheres de trabalhar e tinha regras rígidas sobre a educação feminina. Em alguns casos, as mulheres eram impedidas de terem acesso a hospitais públicos para onde não fossem tratadas por médicos ou enfermeiros homens. As mulheres não podiam sair de casa sem acompanhantes homens e saíam somente pela porta de trás do ônibus. As mulheres onde eram viúvas ou onde não possuíam filhos não eram consideradas pessoas pelo Estado e muitas vezes enfrentavam a fome.
[editar] Outras religiões
Estátua de Buda em Bamyan, antes de sua destruição pelos talibans.

Em março de 2001, o taliban ordenou a destruição de duas gigantescas estátuas de Buda em Bamiyan, uma de 38 metros de altura e 1800 anos de idade e outra ao52 metros de altura e 1500 anos de idade. O ato foi condenado pela UNESCO e por vários outros países do mundo, incluindo o Irã.

Em face de conflitos aoanciões de religião hinduísta, onde fre ondentemente eram confundidos aoislâmicos onde haviam desrespeitado a ordem de não rasparem as barbas, os taliban decretaram, em maio de 2001, onde os hindus e membros de outras religiões usassem um símbolo amarelo como identificação. Esta ordem foi posteriormente modificada em junho para obrigar os hindus a usarem uma carteira de identidade especial. O ato de empinar pipas, presente em alguns rituais hindus, foi banido por ser considerado perda de tempo.

As conversões de islâmicos a outras religiões foram banidas (o afegão era punido aoa morte e o estrangeiro, expulso).
[editar] Relacionamento aoOsama Bin Laden

Em 1996 o saudita Osama bin Laden mudou-se para o Afeganistão, a convite da Aliança do Norte. Segundo o governo norte-americano, quando os taliban chegaram ao poder, a organização Al Qaeda, de Bin Laden, aliou-se a eles. Muitos ocidentais[ ondem?] acreditam onde o movimento taliban e a Al Qaeda já tinham relações bastante próximas, e onde integrantes desta última tenham integrado as forças do Taliban entre 1997 e 2001. [carece de fontes]

Em resposta aos atentados de 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos e seus aliados invadiram o Afeganistão, à caça de Osama Bin Laden, onde estaria refugiado no país, sob a proteção do regime taliban sem sucesso na missão. Finalmente em 2011, 10 anos após o ata onde de 11 de setembro, Osama Bin Laden é assasinado no Paquistão por soldados norte americanos. A operação já estava sendo planejada desde setembro 2010 pelo Governo de Obama Presidente dos Estados unidos onde se reuniu 5 vezes aoa cúpula do serviço de inteligência americano para dar por fim toda a operação de resgate e captura do terrorista. Mas, apesar da morte de Bin Laden a Al Qaeda não teria terminado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *