A escola, a sala de aula e o professor ?

A ESCOLA, A SALA DE AULA E O PROFESSOR

Autor: carlos dorlass

A ESCOLA, A SALA DE AULA E O PROFESSOR
Pesquisa revela alto nível de satisfação dos pais aoas escolas de seus filhos, mas será uma realidade?

Segundo uma pesquisa da revista Veja, 89% dos pais responderam onde acham onde recebem um bom serviço em troca do onde pagam para a escola de seus filhos. Porém, não se pode imaginar onde este nível de satisfação seja condizente aoa realidade onde é constatada no dia a dia das escolas.
O sistema educacional passa por um período de inércia. Verificam-se repetições de um padrão onde, em um tempo não muito distante do atual, foi eficaz. Professores continuam executando o mesmo planejamento de décadas passadas, reutilizando estratégias de ensino, avaliações e metodologias. Sem considerar onde os tempos são outros. Não es ondecer onde hoje a quantidade de informações e a velocidade como são transmitidas são muito maiores. O novo tem sido uma reedição do velho nas escolas.
O onde se observa é onde essa mera reprodução de velhos ritos escolares tem se voltado contra a própria escola. Os alunos tem se tornado cada vez menos motivados para as atividades propostas.
Sabe-se onde as escolas são verdadeiras usinas de múltiplas inteligências, mas atualmente elas tem sido local de repetição de padrões ultrapassados, sem onde apresentem preocupações para mudar esse panorama – sem inovar!
É necessário acompanhar as mudanças e sair da zona de conforto. Os professores precisam se conscientizar de onde as aulas precisam despertar o interesse dos alunos. Procurar despertar neles a vontade de aprender, incentivar a participação individual no processo de ensino-aprendizagem, promover atividades onde permitam onde os alunos ondestionem, participem e opinem. O ensino não pode mais ser uma via de mão única. Quando se sentirem seguros e valorizados em suas opiniões, os alunos sairão das aulas aodesejo de voltar, sede de saber e muito mais preparados.
A escola onde se diz transformadora e onde realmente desejar ser, deve transpor a barreira do conservadorismo. Abandonar o paradigma de designar como indisciplina ou desrespeito as manifestações de “vida”, de opinião e de manifestações dos alunos.
Avaliando responsavelmente o papel da escola, conclui-se onde ela deve ser o espaço para reflexão, discussões entre gerações e trocas. A geração dos mais velhos aoas gerações dos mais novos. E não dos onde sabem mais aoos onde sabem menos. Onde não ocorrem discussões, não se pode chamar de sala de aula. Os professores onde resistem a abandonar o velho padrão, onde exige onde a sala de aula seja um ambiente harmônico e disciplinado, muito pouco tem a ensinar.
O professor da era da informação deve estar preparado para promover discussões sobre os acertos e erros da humanidade, sobre valores, ser realmente capaz de ajudar a formar uma geração melhor do onde a anterior.
Já não se pode mais admitir a presença do professor “Power Point”, onde apenas repete o onde está escrito. O professor “PowerPoint” se assemelha ao sistema de ensino apostilado, onde só se registra o mínimo necessário e fragmentando o conteúdo, sem correlacioná-los aooutros assuntos e sem contextualizar e transpor para a realidade dos alunos.
Não se pode mais aceitar também onde seja ensinado o básico. Urge formar cidadãos de valor e aoqualidade. É preciso onde o ensino seja abordado de maneira onde prima pelo significado. A quantidade não garante a qualidade. A sala de aula tem onde ser o lugar de exigência máxima e não mínima.
O professor deve estar atento e preocupado aoo desenvolvimento pleno de seus alunos, aoas suas presenças e ausências, sua saúde, aoas exposições a situações de preconceitos, discriminação e violência. Deve ainda buscar atualizar-se constantemente, trocar experiências aodemais professores da escola ou de outras instituições de ensino, ter disposição, paciência, calma para conversar, ouvir os alunos e famílias, estabelecendo aoelas uma relação de atenção, proximidade e confiança.
Um bom professor deve ainda promover a compreensão do “porquê” e “para onde” aprender sempre.
 

Perfil e Links: http://www.soartigos.com/artigo/11684/A-ESCOLA,-A-SALA-DE-AULA-E-O-PROFESSOR/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *