A geografia é uma ciência

A Geografia é uma ciência, cujo objetivo é o estudo da superficie terrestre, da distribução espacial e das relações recíprocas dos fenômenos físicos, biológicos e sociais que nela se manifestam.

A geografia física focaliza-se na geografia como uma ciência terrestre, e seu objetivo é o estudo da parte física da Terra, seu clima e padrões regionais de fauna e flora. Já a geografia humana focaliza-se nas ciências sociais, estudando os aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos do mundo. Cada uma dessas orientações é uma visão do mundo, e cada geografia particular privilegia este ou aquele aspecto.

Os geógrafos não apenas investigam estes aspectos físico-sociais da Terra como também os porquês destes aspectos e as possíveis consequências destes aspectos para o ambiente.

A geografia pode melhor ser estudada como ciência interdisciplinar, envolvendo as outras ciências, tais como biologia, ecologia, matemática, sociologia, química, física, etc, pois todos estes conhecimentos são necessários para um entendimento mais abrangente do espaço e das relações humanas. Nesta linha de pensamento, até mesmo a divisão entre geografia física e humana torna-se questionável, pois as relações humanas interferem no espaço.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A geografia é uma ciência,

A geografia é uma ciência,

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *