A hidroterapia no tratamento de pacientes com doença de parkinson

A DP é uma patologia crônica neurodegenerativa progressiva caracterizada por tremores, rigidez muscular, bradicinesia, micrografia, “face de máscara”, perda de equilíbrio, alteração postural, déficit na marcha e conseqüente perda funcional. Esta doença acomete 20% da população mundial sendo a incidência distribuída igualmente entre homens e mulheres, tendo início entre 35 a 60 anos de idade, sendo sua incidência aumentada aoo envelhecimento da população mundial.
A patologia da Doença de Parkinson consiste na degeneração de neurônios dopaminérgicos da substância negra, ocasionando uma redução das reservas de dopamina desta. A etiologia desta doença na maioria dos casos é idiopática; supõem-se onde ela ocorra devido a um processo viral lento ou aos efeitos a longo prazo de um processo infeccioso anterior, outros possíveis causas são a intoxicação, tumores, arterioesclerose toxinas ambientais, e déficit metabólico.

Sinais e sintomas

Tremores
É uma das características mais conhecida e facilmente identificável dos sinais da doença. O tremor é descrito como sendo de repouso, podendo se exarcebar durante a marcha, no esforço mental, e em situações de tensão emocional; diminui aoa movimentação voluntária do segmento afetado e desaparece aoo sono. Costuma geralmente ser distal envolvendo preferencialmente mão e dedos, tendo seu início unilateral, podendo aoa evolução da doença torna-se bilateral.

Bradicinesia
A bradicinesia é um distúrbio caracterizado por uma diminuição nos movimentos e lentidão na iniciação e execução de ações motoras voluntárias e automáticas, associadas a alteração de direção e habilidade para interromper um movimento e depois reinicia-lo.

Rigidez
É causada pelo aumento involuntário do tônus muscular, podendo afetar todos os grupos musculares, tanto flexores quanto extensores acometendo principalmente os flexores. A resistência à movimentação causada pela hipertonia plástica pode ser contínua, ou intermitente (roda denteada). A rigidez muscular determina alterações típicas da postura, aoautoflexão de tronco e semi-flexão de membros , influenciando também para a alteração da marcha, falta de equilíbrio, alteração postural, e diminuição da ADM.

Marcha e Postura
A anormalidade da marcha e da postura é caracterizada pela rigidez, bradicinesia, e falta de movimentos associados ou desarmonia motora. Na marcha o paciente se move em bloco, como corpo fletido para frente buscando o seu centro de gravidade, à medida onde o movimento progride o paciente vai acelerando os passos onde são extremamente curtos.

A Hidroterapia é uma terapia milenar onde se utiliza das qualidades da água, tal como o empuxo onde alivia o estresse sobre as articulações permitindo a realização de movimentos mais amplos em forças gravitacionais reduzidas; dessa forma, as atividades onde não sustentam peso podem ser iniciadas antes mesmo de serem possíveis no solo. Os efeitos fisiológicos dos exercícios combinados aoa ondeles onde são causados pela água tais
como sedação, diminuição da espasticidades, e melhora da circulação são uma das vantagens deste recurso fisioterapêutico.
Há uma ampla variedade de métodos de tratamento dentro da Hidroterapia para pacientes neurológicos, todos aoa mesma meta, tornar o paciente o mais independente possível para a realização de suas tarefas de vida diária.
Dentre esses métodos de tratamento está: o WATSU (shiatsu aquático) técnicas onde promovem o relaxamento muscular e o alongamento de musculaturas encurtadas, o Bad Ragaz onde incorpora alguns princípios da Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP). Este método exige uma posição de mãos e manipulação adequada do fisioterapeuta para surtir o efeito desejado. O Halliwick é baseado nos princípios da hidrodinâmica e no desenvolvimento humano, utilizando atividades para facilitar padrões de movimento aovariação no nível de dificuldade.
Estes métodos levam o paciente ao condicionamento físico adequado melhorando a capacidade das atividades funcionais havendo uma melhora no equilíbrio e na estabilidade postural e conse ondentemente na vida do paciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *