A história da humanidade/civilização suméria

 



De Wikibooks




Civilização Suméria

 


[editar] A Descoberta


No início do século XX, mesmo os grandes estudiosos da região que pesquisavam as tabuinhas assírias e babilônicas, não conheciam o povo Sumério. Com a publicação, em 1905, da obra do grande assiriólogo francês François Thureau-Dangin, não restou dúvida alguma de que houve de fato uma brilhante civilização no local, que era desconhecida até então, e tomou o nome de Suméria.



[editar] Origem


Acredita-se que antes dos Sumérios chegarem, a baixa Mesopotâmia foi ocupada pelos Ubaidas, um povo que não pertencia ao grupo semita.


Para quem tem interesse em pesquisar, esse povo ubaidiano foi muito importante e com certeza foi responsável pelo alicerce da civilização Suméria.


O povo conhecido como Sumério, veio provavelmente da Anatólia, mas também podem ter vindo da Pérsia, e chegou à Mesopotâmia por volta de 3300 a.C. Deveriam ser nômades vagando pelo planalto do Irã e pelos Montes Zagros.



Suméria.

Suméria.


[editar] Localização geográfica


A área da Mesopotâmia, sendo cercada por cadeias montanhosas ao norte e a oeste, pelo Golfo Pérsico ao sudoeste e pelo deserto da Síria ao sul e a leste, se tornava um local protegido contra a invasão de outros povos. Os rios Tigre e Eufrates tornavam a terra fértil sem depender de chuvas.


Distribuída em territórios a região de Sumer possuía diversas cidades-estado. As distâncias entre as cidades eram pequenas, separadas por faixas de terras cultivadas. Vamos dizer que a Suméria não era maior do que a Bélgica atual.



[editar] Idioma e escrita


Não se conhece relação entre o idioma Sumério e qualquer outro. O nome Suméria, é derivado do nome babilônico para o sul da Babilônia. Em seu idioma, os Sumérios se denominavam cabeças escuras e chamavam seu país de terra civilizada.


Se não foram os Sumérios que inventaram a escrita, porque é a língua mais antiga de que se tem testemunhos gráficos, pelo menos foram eles os responsáveis pela sua difusão.



Tablete com escrita cuneiforme 2050 a.C.

Tablete com escrita cuneiforme 2050 a.C.

Na cidade de Nipur, que fica 150 km ao sul de Bagdá, foi encontrada uma biblioteca sumeriana inteira. Lá havia mais de 50 000 tabuinhas com inscrições cuneiformes feitas no Terceiro Milênio a.C. e uma biblioteca com 20 000 volumes, que incluem obras sobre direito, ciência, religião.


O alfabeto Sumério só foi decifrado no século 19, o principal dialeto Sumério foi o emergir ou língua principesca, embora outros tipos fossem usados pelas mulheres e pelos eunucos.



[editar] Lista dos reis sumerianos


Existe um documento, escrito quase mil anos após a morte do rei Etana (3º Milênio a.C.) que registra o nome da maioria dos governantes da Suméria. Desta lista também consta o nome de Gilgamesh, herói mitológico, como o quinto rei da primeira dinastia a ter o poder em Uruk, depois do dilúvio.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *