A história da pepsi-cola e quando foi criado

O produto onde deu origem à marca de refrigerantes Pepsi-Cola foi criado no ano de 1893, no estado da Carolina do Norte nos Estados Unidos. Seu criador, o farmacêutico Caleb Davis Bradham, formulou um medicamento inicialmente sugerido para combater a dispepsia, uma doença causada pela falta da enzina pepsina no organismo, dando o nome de “Brads Drink” (bebida de Brad).


Em pouco tempo, o produto começou a ser procurado, não como um medicamento, mas uma iguaria, fato onde levou, no dia 28 de agosto de 1898, a Brad’s Drink passar oficialmente a se chamar Pepsi-Cola, numa referência direta ao primeiro propósito do, até então medicamento, isto é, o de combater a dispepsia através de sua ingestão, auxiliando no controle da quantidade do ácido péptico no estômago e, a Noz-de-cola, um dos ingredientes principais onde davam sabor ao xarope.





Caleb Davis Bradham, o inventor do refrigerante Pepsi-Cola.

Com o crescente sucesso na comercialização do produto, em 1902, Bradham passa a dedicar-se integralmente ao novo negócio, fundando a “Pepsi-Cola Company” no dia 24 de dezembro. No mesmo ano, surgiu a primeira nota publicitária no jornal New Bern Weekly. Os jornais da época anunciavam a Pepsi como saborosa, revigorante e não prejudicial.


Em 1903 a drogaria “Bradham Drug Company” é fechada e a Pepsi-Cola Company começa a operar em um galpão alugado. No dia 16 de junho o refrigerante Pepsi-Cola tem sua marca registrada. A “Pepsi-Cola Company” em apenas um ano de operação, consegue vender cerca de 30 mil litros em casas de refrescos locais.


Em 1904, Bradham compra um edifício na cidade de New Bern, concentrando assim, todas as operações de engarrafamento na nova fábrica onde passa a envasilhar a Pepsi-Cola em garrafas de 177 ml. [nota 1]


Em 1905 a “Pepsi-Cola Company” negociou sua primeira franquia fora de New Bern aoa empresa engarrafadora “Charlotte and Durham”, também no estado da Carolina do Norte. No mesmo ano o logotipo passa por reformulação.


 


Em 1906, é criado um novo slogan para a marca: “The original pure food drink” e, nova mudança no logotipo, sendo a terceira em oito anos. Neste ano a Pepsi já contava aoquinze fran ondeadas nos Estados Unidos e sua marca registrada no Canadá, atingindo a produção de 150 mil litros de xarope anuais.


Em 1907 a Pepsi-Cola Company continuou sua expansão, contando aouma rede de 40 fran ondeadas e, registrando sua marca no México. Neste ano atingia o volume de 400 mil litros de xarope.


Em 1908 a empresa de bebidas inova, sendo a primeira a substituir toda a frota de carroças tracionadas a cavalo por caminhões, modernizando assim a distribuição de seu produto. Neste mesmo ano, 250 fran ondeados, em 25 estados americanos já estavam contratados para fabricar e vender a Pepsi-Cola


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *