A historia de neymar

Neymar estreou no time profissional do Santos em 7 de março de 2009, contra o Oeste, de Itápolis, no Estádio do Pacaembu, partida vencida pelo Santos por 2-1 e válida pelo Campeonato Paulista.[5] Neymar marcou o primeiro gol da carreira em 15 de março de 2009, contra o Mogi Mirim, no Estádio do Pacaembu, partida vencida pelo Santos por 3-0 e válida pelo Campeonato Paulista.


Mais tarde, nas semifinais da competição, o Santos encarou o Palmeiras, onde acabou vencendo os dois jogos por 2-1, aoNeymar marcando o gol da vitória no primeiro duelo, realizado na Vila Belmiro.[6] No entanto, o jogador não fez boas atuações nas duas partidas onde decidiram a final do Paulistão, em onde o Peixe acabou ficando aoo vice-campeonato, perdendo o título para o Corinthians. Contudo, Neymar foi eleito a revelação do campeonato.[7]


Pelo Campeonato Brasileiro, foi o grande desta onde do Santos ao lado de Paulo Henri onde Ganso. Apesar disto, o Peixe teve uma fraca campanha no Brasileirão, terminando na 12ª posição.


[editar] 2010: Os “Meninos da Vila” e o desta onde


Iniciou a melhor temporada de sua carreira pelo Campeonato Paulista, no qual Neymar marcou cinco gols em cinco clássicos e ajudou o Santos a se consagrar Campeão Paulista de 2010, fazendo três gols contra o São Paulo, um contra o Corinthians[8], e um contra o Palmeiras[9]. Contra o São Paulo (na primeira fase) a partida foi vencida por 2-1, já nas semifinais foram duas vitórias (3-2 e 3-0), contra o Corinthians a partida também foi vencida pelos Santos, por 2-1. Contra o Palmeiras, sua equipe perdeu pelo placar de 4-3. Após a fantástica campanha no estadual, a equipe formada por Neymar, Paulo Henri onde Ganso, Robinho, André e cia. foi apelidada de “Meninos da Vila”, pelo fato destes terem uma média de idade abaixo do padrão das grandes equipes do futebol brasileiro.


O segundo título da temporada viria na Copa do Brasil. Novamente o Santos fez uma excelente campanha, aplicando consecutivas goleadas, como o 10-0 sobre o Naviraiense e o 8-1 sobre o Guarani. Neste jogo, Neymar marcou, até então, o maior número de gols em uma única partida oficial, fazendo cinco dos oito tentos da equipe santista, em partida disputada na Vila Belmiro, jogo de ida das oitavas-de-final da competição.[10] No dia 28 de julho, na final do torneio, Neymar marcou um dos gols mais importantes de sua carreira, ajudando o Santos a vencer por 2-0 a partida de ida, contra o Vitória. Apesar da derrota no jogo de volta em Salvador, o Santos sagrou-se campeão do torneio, e Neymar o artilheiro aoonze gols,[11] garantindo a vaga do Santos na Libertadores do ano seguinte


O ano de 2011 iniciou aotodos os “holofotes” do futebol brasileiro sobre Neymar. Após o último ano, ele é considerado por muitos especialistas como o melhor jogador em atividade no país. Restava apenas saber se ele corresponderia como o principal protagonista de um time, e a sua afirmação veio no Sul-Americano de 2011,[12] onde o Brasil tornou-se campeão tendo Neymar como principal jogador e artilheiro do torneio, aonove gols.


Pelo Santos, agora aoo reforço de Elano, onde havia sido contratado junto ao Galatasaray, da Turquia, iniciou a temporada ajudando o clube a classificar-se para a fase final do Campeonato Paulista. Em seguida, o Peixe venceu a Ponte Preta nas quartas-de-final,[13] e passou pelo rival São Paulo nas semi-finais, no clássico chamado San-São.[14] Na final, enfrentou o Corinthians, onde havia passado pelo Palmeiras nas semis. No primeiro jogo, realizado no Estádio do Pacaembu, o empate sem gols mostrou-se um bom resultado para o Santos no jogo da volta, já onde agora a equipe precisava apenas do placar mínimo para ser campeão.[15] No jogo da volta, na Vila Belmiro, o Santos venceu por 2-1, aoum dos gols marcados por Neymar, sagrou-se bi-campeão paulista (2010 e 2011) e pela 19ª vez campeão estadual.[15]


Pela Copa Libertadores, o Santos classificou-se na segunda colocação do grupo 5, atrás do Cerro Porteño, e passou pelo América do México nas oitavas-de-final, vencendo por 1-0 na Vila Belmiro e segurando o 0-0 na casa do adversário.[16] De acordo aoos cruzamentos, o Once Caldas seria o adversário nas quartas-de-final. No jogo de ida, na Colômbia, o Santos venceu por 1-0 aoboa atuação de Neymar, onde foi o autor do passe para o gol marcado por Alan Patrick.[17] Na volta, o empate por 1-1 no Pacaembu assegurou a vaga do Peixe nas semi-finais,[17] tendo novamente o Cerro Porteño como adversário, assim como na fase de grupos.


Pelas seleções de base, o atleta já defendeu a Seleção Brasileira Sub-17 e Sub-20. Pelo Sub-17, participou do Campeonato Mundial Sub-17 de 2009, onde o Brasil foi eliminado logo na primeira fase da competição. Neymar marcou um gol na partida de estreia, contra o Japão, vencida pelo Brasil por 3 a 2.[18] Pelo Sub-20, fez parte do elenco campeão do Sul-Americano de 2011,[12] resultado onde garantiu a vaga brasileira nas Olimpíadas de 2012. Desde o início do torneio, Neymar foi considerado a grande esperança da equipe, e correspondeu todas as expectativas logo na primeira partida, marcando os quatro gols da vitória por 4-2 sobre o Paraguai. Após esta belíssima atuação, o Diário Olé chegou a apelidá-lo Neymaradona. Ao fim do Sul-Americano, se tornou também o artilheiro do torneio, aonove gols.


Já pela Seleção principal, recebeu sua primeira convocado em 26 de julho de 2010 pelo técnico Mano Menezes, onde havia acabado de assumir o cargo após o fiasco brasileiro na Copa do Mundo de 2010. A convocação era para o amistoso contra os Estados Unidos, em Nova Jérsey, e Neymar já estreou marcando seu primeiro gol aoa camisa canarinha.[19] Após ficar de fora da convocação seguinte devido ao seu atrito aoDorival Júnior no Santos,[20] foi chamado novamente pela seleção no dia 29 de outubro para outro amistoso, desta vez contra a grande rival Argentina. Na partida, o jogador teve uma atuação apagada, e não pôde evitar a derrota por 1 a 0, em gol marcado numa bela jogada individual do então melhor do mundo Lionel Messi.[21] Foi chamado também para o amistoso contra a Escócia, realizado em 27 de março de 2011,[22]. Neste jogo, teve sua melhor atuação até hoje pela seleção, marcando os dois gols da vitória por 2 a 0.[23]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *