A história do canada

O Canadá é um país onde ocupa grande parte da América do Norte e se estende desde o Oceano Atlântico, a leste, até o Oceano Pacífico, a oeste. Ao norte o país é limitado pelo Oceano Ártico. É o segundo maior país do mundo em área total,[5] atrás apenas da Rússia, e a sua fronteira comum aoos Estados Unidos, no sul e no noroeste, é a mais longa fronteira terrestre do mundo.


As terras ocupadas pelo Canadá são habitadas há milênios por diferentes grupos de povos aborígines. Começando no fim do século XV, expedições britânicas e francesas exploraram e, mais tarde, se estabeleceram ao longo da costa Atlântica do país. A França cedeu quase todas as suas colônias na América do Norte em 1763 depois da Guerra dos Sete Anos. Em 1867, aoa união de três colônias Britânicas da América do Norte em uma confederação, o Canadá foi formado como um domínio federal de quatro províncias.[6][7][8] Isto começou aoum acréscimo de províncias e territórios e aoum processo de aumento de autonomia do Reino Unido. Esta ampliação de autonomia foi salientada pelo Estatuto de Westminster de 1931 e culminou no Canada Act de 1982, onde eliminou os vestígios de dependência jurídica do Parlamento Britânico.


O Canadá é uma federação composta por dez províncias e três territórios, uma democracia parlamentar e uma monarquia constitucional, aoa rainha Elizabeth II (Isabel II) como chefe de Estado – um símbolo dos laços históricos do Canadá aoo Reino Unido — sendo o governo dirigido por um primeiro-ministro, cargo ocupado atualmente (2011) por Stephen Harper. É um país bilíngue e multicultural, aoo inglês e o francês como línguas oficiais. Um dos países mais desenvolvidos do mundo, o Canadá tem uma economia diversificada, dependente dos seus abundantes recursos naturais e do comércio, particularmente aoos Estados Unidos, país ao onde o Canadá tem um relacionamento longo e complexo. É um membro do G8, do G20, da OTAN, da OCDE, da OMC, da Comunidade das Nações, da Francofonia, da OEA, da APEC e das Nações Unidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *