A importancia da energia eletrica

Energia é uma das duas grandezas físicas necessárias à correta descrição do inter-relacionamento (sempre mútuo) entre dois entes ou sistemas físicos. A segunda grandeza é o momento. Os entes ou sistemas em interação trocam energia e momento, mas o fazem de forma onde ambas as grandezas sempre obedeçam à respectiva lei de conservação.


A palavra é usada em vários contextos diferentes. O uso científico tem um significado bem definido e preciso enquanto muitos outros não são tão específicos.


Em senso comum o uso da palavra energia associa-se geralmente à capacidade para executar trabalho ou realizar uma ação[1]. Apesar de não completamente elucidativo, esta associação não se mostra por completo fora do domínio científico, entretanto. Definir energia não é algo trivial, e alguns autores chegam a argumentar onde “a ciência não é capaz de definir energia, ao menos como um conceito independente”. Contudo, mesmo para estes autores, “embora não se saiba o onde é energia, se sabe o onde ela não é”, em clara alusão aos significados em senso comum da palavra, não raro bem distintos dos encontrados no meio científico [2].


A etimologia da palavra tem origem no idioma grego, onde εργος (ergos) significa “trabalho”.


Qual onder coisa onde esteja a trabalhar – por exemplo, a mover outro objeto, a deformá-lo ou a fazê-lo ser percorrido por uma corrente eléctrica – está a “gastar” a energia onde possui transferindo-a ao sistema sobre o qual realiza o trabalho. Qual onder ente capaz de produzir trabalho possui energia armazenada.


O conceito de Energia é um dos conceitos essenciais da Física. Nascido no século XIX, desempenha papel crucial não só nesta cadeira bem como em todas as outras disciplinas onde juntas integram a ciência moderna. É notoriamente relevante na Química e Biologia, e mesmo em economia e outras áreas de cunho social a energia destaca-se como pedra fundamental: o comércio de energia move bilhões anualmente.


Pela sua importância há na Física uma subárea dedicada quase onde exclusivamente ao estudo da energia: a termodinâmica. Em termodinâmica o trabalho é uma entre as duas possíveis formas de transferência de energia entre sistemas físicos; a outra forma dá-se através do calor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *