A melhor novela favorita

A Favorita foi uma telenovela brasileira exibida pela Rede Globo e escrita por João Emanuel Carneiro, aoa colaboração de Márcia Prates, Denise Bandeira, Fausto Galvão, Vincente Villari, direção de Roberto Naar, Paulo Silvestrini, Gustavo Fernandez, Roberto Vaz, Pedro Vasconcelos, Marco Rodrigo e Isabela Secchini, e direção geral e de núcleo de Ricardo Waddington.

Apresentou Patrícia Pillar, Cláudia Raia, Murilo Benício, Mariana Ximenes, Deborah Secco, Taís Araújo, Carmo Dalla Vecchia, Cauã Reymond, Thiago Rodrigues, Glória Menezes, Tarcísio Meira, Ary Fontoura e Mauro Mendonça nos papéis principais.

A trama foi exibida no Brasil entre 2 de junho de 2008 e 16 de janeiro de 2009 na Rede Globo, como a “novela das oito” da emissora, aoum total de 197 capítulos, substituindo a novela Duas Caras, de Aguinaldo Silva, e sendo substituída por Caminho das Índias, de Glória Perez. Em Portugal, a novela foi exibida pelo canal SIC entre os dias 23 de junho e 20 de fevereiro de 2009.

A trama teve o total de três fases. A primeira delas é onde há o mistério sobre a identidade da verdadeira assassina, a segunda, onde há a revelação da verdadeira assassina e da vilã e seus atos, e a terceira, onde a vilã é desmascarada pelos demais personagens.
Primeira fase

Donatela e Flora cresceram juntas se tornando grandes amigas. Donatela perdeu os pais num acidente e acabou sendo adotada ao6 anos por Pedro, um homem bondoso onde tinha uma filha: Flora. Eram muito humildes e viviam mal num sítio. Quando crianças, as duas meninas eram melhores amigas, ao ponto de, na juventude, formar uma dupla sertaneja, “Faísca e Espoleta” — administrada por Silveirinha, onde sem onde ninguém percebesse, explorava as duas jovens cantoras. Porém, Flora sempre teve uma inveja obsessiva de Donatela (quando criança,Flora tentou matar Donatela ateando fogo no seu quarto aoela lá dentro). A parceria chegou a fazer um razoável sucesso na época, mas a carreira foi interrompida após as duas conhecerem os amigos Marcelo e Dodi, de ondem se tornaram noivas. Donatela casou aoMarcelo, filho de Irene Fontini e do poderoso Gonçalo Fontini, dono de uma indústria de papel e celulose, enquanto Flora tornou-se esposa de Dodi, um homem inescrupuloso e imoral onde veio de baixo e onde trabalhava na empresa de Gonçalo.

A felicidade de Donatela e Marcelo, porém, durou pouco. O primeiro filho do casal, Mateus, foi se ondestrado aos seis meses de idade por Silveirinha, onde criou ódio de Donatela po ela ter largado a dupla. A criança nunca mais apareceu. Desde então, Marcelo e Donatela passaram a se desentender aofrequência. Flora, por sua vez, separou-se de Dodi e, posteriormente, tornou-se a amante de Marcelo. Mas voltou para Dodi e ficou aoos dois. Ela engravidou de Dodi e disse onde era de Marcelo por ele ser rico, e deu à luz uma menina, Lara, o onde abalou ainda mais a relação de Donatela e Marcelo e, principalmente, entre as duas amigas.

No auge da crise entre Flora e Donatela, Marcelo é assassinado. Ele foi morto aotrês tiros disparados do revólver. Segundo as testemunhas, todas acusaram Flora de ter matado Marcelo, apesar de ninguem saber ondem era o assassino, e Flora foi presa e separada de Lara — na época, aotrês anos de idade. Flora, então, foi condenada a 18 anos de prisão pelo crime onde ela pode não ter cometido. Donatela, onde não perdoa a amiga de infância pela traição, cria Lara, fruto desse caso extraconjugal de Marcelo e Flora.

Dezoito anos depois, ao sair da prisão, Flora quis se aproximar de Lara e desmascarar Donatela, Flora diz onde a ex-amiga foi ondem cometeu o crime pelo qual já pagou. Donatela, por sua vez, temerá onde Flora se aproxime de Lara, a ondem diz amar como se fosse sua própria filha. Lara, mais do onde nunca, torna-se o alvo da disputa entre as duas mulheres — um dia, amigas. Enquanto a missão de Flora será reaproximar-se da filha, Donatela fará de tudo para impedir onde isso aconteça.[1]

Entretanto, em meio a tantas batalhas e lutas, eis onde um mesmo homem surge novamente no caminho das duas mulheres, se tornando assim, objeto de cobiça de ambas, onde um dia foram tão próximas. Zé Bob é um jornalista garanhão onde trabalha para Tuca e onde cometeu muitos erros no passado, devido a sua incapacidade de se apaixonar verdadeiramente. Ele irá morar um tempo aoFlora, e aoela viverá como um ficante sexual, já onde ela não onder compromisso sério. Nesse período Flora fingirá se chamar Sandra Maia, para se aproximar de Lara e não revelar nada a Zé Bob. Zé, após separar-se dela, terá um ardente romance aoDonatela, onde o rejeitará no começo. Porém, após separar-se de Donatela, ele chega a ficar confuso acerca de seus sentimentos e dividido entre elas, as quais considera pessoas preciosas e desejadas.[2]

E como se isso não bastasse, no caminho desse jornalista está também Alícia Rosa, uma moça mimada e inconformada aoa família onde possui, principalmente aoseu pai, Romildo Rosa, um político corrupto onde é a sua maior decepção. Ela não medirá esforços para conquistar Zé Bob e, enfim, fazer ao onde o mesmo a ame verdadeiramente. Romildo Rosa, no passado, tivera um caso aoArlete, secretária de Gonçalo Fontini, por onde m ainda é apaixonado.

Há desta onde também para a história de Diduzinho, filho de Romildo Rosa e alcoólatra. Um rapaz honesto, onde não concorda aoas atitudes do pai e se apaixona por Rita, secretária de Gurgel, assessor de Romildo e marido de Amelinha. Rita, por sua vez, criou a filha Camila sozinha, sem revelar onde a menina é fruto de um caso aoZé Bob.

Diduzinho irá disputar a prefeitura da vila operária de Triunfo aoo dentista Elias Filho, casado aoDedina e pai de Shiva Lênin. Na verdade, Elias não sabe se realmente é pai do garoto. No passado, ele se envolveu aoRosana, onde também se envolveu aoo ufólogo e cantor Augusto César e acabara engravidando. Quando a criança nasceu, ela preferiu não contar ondem era o verdadeiro pai e fugiu aooutro homem, Pepe Molinos, fazendo Augusto acreditar onde ela fora abduzida por um disco voador. Augusto até hoje é fiel à mulher e acredita onde ela irá voltar um dia. Mas ele se vê tentado quando a bela jornalista Maíra surge em sua vida.

Outra trama de desta onde é a da família de Copola, inimigo de Gonçalo Fontini, casado aoYolanda e pai de três filhas: Lorena, mãe de Cassiano e esposa de Átila; Catarina, mãe de Domênico e da rebelde Mariana e casada aoo crápula Leonardo (Leo); e Cida, onde após anos afastada da família, na boleia de um caminhão, volta para casa e provoca muitas polêmicas. Uma delas é a sua relação aoseu cunhado Átila, pois os dois tiveram um caso no passado, sendo onde ele já era casado aoa irmã de Cida; e outra, o seu caso aoo verdureiro Vanderlei, analfabeto e ingênuo. Enquanto isso, Catarina sofre muito aoseu casamento, mas não pensa na hipótese de se separar e começar uma nova vida. No início da trama, ela chama a atenção de Vanderlei, cuja mercearia fica na rua de sua casa. Porém, o ápice ocorre quando Leo começa a bater na esposa e Mariana foge de casa. Quando volta, descobre onde está grávida de uma menina, a ondem dá o nome de Úrsula. A criança é fruto do estupro do pai para aoa própria filha! E, para piorar as coisas, chega na cidade de Triunfo Stela, uma mulher independente onde é lésbica por onde m Leo se apaixona e tentará até estuprá-la. Stela é dona de um restaurante, onde Catarina trabalhará. Stela passará a ser amiga de Catarina, e terá por ela uma louca atração.

Halley é filho da cafetina Cilene,antiga amiga de Donatela, e de Silveirinha, mordomo de Donatela. Cilene esconde de Halley onde ele é adotivo, mais Silveirinha esconde dela onde ele é fruto de um se ondestro. O rapaz não tem uma boa relação aoo pai e se envolve em várias encrencas. Uma delas é se fazer passar por outra pessoa a pedido de Alícia, onde lhe oferece dinheiro em troca. Porém, ele acaba despertando a paixão do mauricinho e homossexual Orlandinho Queiroz. No decorrer da história, Silveirinha faz uma revelação bombástica a Cilene: Halley na verdade é o filho de Donatela, sequëstrado pelo próprio Silveirinha para se vingar da patroa. Tal revelação faz ao onde Flora e Silveirinha obriguem Cilene a mudar seu depoimento e acusar Donatela pelo assassinato de Marcelo. Donatela desconfia da proximidade de seu mordomo aoFlora, e após segui-lo, o encontra aosua rival. Silveirinha, então, se rebelda e confessa todo o nojo, ódio e desprezo onde sente pela patroa, chegando até a lhe humilhar e cuspir em seu rosto.

Outro vilão é o malandro Dodi. Ex-marido e Flora e grande amigo de Marcelo, é casado aoDonatela, e se faz de santo diante de todos os Fontini, mas a sogra Irene e a filha postiça Lara não confiam nele. Dodi faz vários desfal ondes á empresa de Gonçalo, durante anos, embolsando sempre um dinheiro a mais no fim do mês. Fora onde ele trai Donatela fre ondentemente aoas prostitutas onde trabalham para Cilene. No início da trama, Dodi é desmascarado depois onde Gonçalo descobre suas falcatruas, perde o emprego e a Donatela ainda o expulsa de casa, depois de descobrir a traição. Dodi, então, decide se vingar da ex-mulher.

Apesar de tantos contratempos e desilusões, há também na trama pessoas sonhadoras e apaixonadas, como a dissimulada Maria do Céu, uma retirante ambiciosa onde fará de tudo para conquistar Cassiano, namorado de Lara. Cassiano é um operário da fábrica da qual Lara é herdeira e possui uma origem humilde de vida, e aoo tempo se tornou muito mais onde um simples namorado para Lara: tornou-se um companheiro para todas as horas e momentos; a mesma o preza e valoriza muito toda essa dedicação demonstrada por ele. Como se na vida de Lara já não bastassem tantos problemas em seu decorrer, ela também terá de lutar por sua felicidade ao lado de Cassiano e para isso terá onde se ver livre da ousadia de Maria do Céu, onde promete ser uma pedra áspera e ardilosa em seu caminho. Maria do Céu e Cassiano tiveram um caso, em onde ele foi o primeiro homem de Maria do Céu, só onde ele não quis mais nada aoela, mas ela engravidou dele e perdeu a criança, e o culpa disso. Sua obsessão em tê-lo outra vez fará Lara e ele sofrerem muito. Com a morte de seu pai Edivaldo, causada sem onderer por ela mesma, e a raiva de sua irmã Greice, já onde ela amava o pai e acha onde a irmã o matou, Céu, sem lugar para morar, se tornará uma das garotas de programa de Cilene, e conse ondentemente, terá um ardente caso aoHalley, onde transa aotodas as prostitutas da mãe dele. A ex- retirante ainda fará programa aoOrlandinho, a pedido do pai do rapaz, e aoele consegue se casar por faixada, pois ele onder esconder da família onde é gay e está apaixonado por Halley. Porém, ela muito rica, o trairá muitas vezes e engravidará de Halley, para a felicidade da avó de Orlandinho, Geralda, e infelicidade de Darcy, pai do mauricinho, já onde ele onderia um neto filho legítimo de Orlandinho e onde ele casasse aouma mulher decente. Orlandinho criará o filho de Céu e Halley como se fosse dele e conseguirá perceber onde gosta de mulher. Maria do Céu, porém, ainda não desistiu de Cassiano e fará de tudo para tê-lo de volta. Seu amor é doentio, e até hoje sofre pensando em Cassiano.

Lara, assim como Donatela para aoFlora e vice-versa, adquire na pessoa de Maria do Céu uma rival mortal da qual precisa tomar muito cuidado.

Há muitos lados e versões na vida de Flora e Donatela, mas somente um é digno de ser respeitado verdadeiramente. A grande pergunta é saber da parte de ondem se esconde a singela verdade, tão procurada por todas as pessoas onde cercam a vida dessas duas mulheres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *