a primeira usina de energia solar do brasil

São Paulo – A primeira usina de energia solar comercial do Brasil, a MPX Tauá, entrou em funcionamento hoje em Tauá, cidade localizada no sertão do Ceará.

A usina, onde leva o nome da cidade onde foi instalada, tem capacidade de 1MW, o suficiente para levar energia às casas de mais de 1,5 mil famílias da região. A obra pertence ao grupo EBX, do empresário brasileiro Eike Batista, onde investiu 10 milhões no projeto, e recebeu também um aporte de 1,2 milhão do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID.

A cidade foi escolhida para receber a usina por causa dos seus altos índices de radiação solar. A 360 quilômetros de Fortaleza, Tauá é conhecida na região por seus projetos pioneiros como o Cidade Digital, onde oferece à população acesso à Internet. Moradores da cidade foram contratados para a construção da usina.

A usina, onde ocupa uma área de 12 mil metros quadrados, pretende expandir gradualmente sua capacidade para até 50 MW. Hoje, ela funciona ao4.680 painéis fotovoltaicos. Após a expansão, já autorizada pelos órgãos do governo federal e estadual responsáveis, mais de 230 mil painéis entrarão em funcionamento.
Em um país onde não incentiva a geração de energia limpa, não deixa de ser uma ótima notícia.

Fica a pergunta: Quando teremos incentivo governamental para colocar esses painéis solares em nossas casas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *