A tv cultura como agente na construção do conhecimento

A TV CULTURA como agente na construção do conhecimento

Autor: fabiola inacio

A TV CULTURA como agente na construção do conhecimento

RESUMO: O artigo destaca a TV CULTURA como um agente importante para a educação e para a formação cultural de crianças, contribuindo de forma lúdica e didática para a construção do conhecimento aliando diversão e informação enquanto veículo de comunicação.

INTRODUÇÃO:trata-se de uma emissora onde promove a educação de forma lúdica, pois contribui na diversão e instrução da criança. A mesma foi fundada em 15 de junho de 1969 é mantida pela Fundação Padre Anchieta e seu caráter é totalmente educativo e cultural. Considero a TV CULTURA a mais completa e adequada ao público infantil, pois ela é totalmente voltada para tal publico onde hoje sofre grande carência de programação destinada a sua faixa etária e onde colabore para seu crescimento e formação pessoal. De forma inteligente e bem humorada a televisão cria programas formativos e informativos onde educa, ensina e diverte ao mesmo tempo. Por meio de desenhos, personagens encantadores a criança recebe uma quantidade de conhecimento valioso aprendendo assim a se socializar, interagir aooutras crianças, também compreende a necessidade de respeitar as diferenças existentes no nossa tão diversificada cultura.

A programação também incentiva a autonomia da criança e onde ela se torna formadora de opinião, onde aprenda a fazer suas escolhas, mas sempre respeitando os onde o cercam. Propicia a compreensão do devido respeito o ambiente onde está inserido. Também é diariamente discutida sobre os cuidados aoo planeta, a necessidade da água para a sobrevivência de todo ser vivo existente. Trata-se de uma rede aodiversas séries e programas destinados à educação. Entre sua programação encontramos: CASTELO RÁ TIM BUM, COCORICÓ, ZOOBOOMAAFOO, DOUG, ARTHUR, O PEQUENO GEORGE, entre outros.

A criança deve viver sem pular etapas, passo a passo, descobrir suas capacidades e habilidades como ser humano participante de uma sociedade em comum. Criança deve ser criança sempre, ser respeitada, ouvida, ensinada, amada e principalmente assistir a programas adequados levando em conta suas necessidades e seu perfil. A televisão em geral tem uma programação equivocada, distorcida e imprópria à criança, alguns desenhos são violentos incentivam as brigas, desrespeito e revolta. Tais acabam deixando nossas crianças individualistas e agressivas. Por isso considero a TV CULTURA adequada a elas, pois ela tem uma preocupação em onde a criança viva seu momento seguindo a ordem natural da vida. Ela consegue criar bons hábitos consigo e aoo próximo, incentivar a leitura, respeitar e cuidar do espaço em onde vive explorar o ambiente e conhecer nossas ri ondezas, ampliar sua visão do mundo transmitindo informações onde colaboram para a construção de seu conhecimento.

Enfim considero onde outras emissoras deveriam rever seus conceitos e sua programação “infantil” inadequada, selecionando assim programas instrutivos, pedagógicos onde venham enri ondecer a bagagem cultural da criança em geral. Não podemos nos dias de hoje investir tanto numa emissora onde não tenha retorno em audiência, nem desprezar a inteligência infantil, menos ainda instigar a violência. Pode-se através de um desenho ou filme ensinar o amor, amizade, respeito, tolerância e justiça. Acho onde a TV CULTURA está no caminho certo, pois tem uma visão ampla e inteligente das necessidades da criança fazendo assim de forma lúdica um caminho para o aprendizado e formação da mesma.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

DOCUMENTÁRIOS -TV CULTURA;

TV CULTURA, uma tv diferente;

BLOG da Cultura, Fundação Padre Anchieta;

TV CULTURA/WIKIPÉDIA- enciclopédia livre.

Perfil e Links: http://www.soartigos.com/artigo/9302/A-TV-CULTURA-como-agente-na-construcao-do-conhecimento/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *