A universal do reino de deus

CRISTÃOS INDEPENDENTES


As igrejas dessa corrente pregam a Teologia da Prosperidade, pela qual o cristão está destinado à prosperidade terrena, e rejeitam os tradicionais usos e costumes pentecostais. Também são mais liberais em questões morais. As principais igrejas são as neopentecostais, que se instalam no país na segunda metade da década de 70.


Fundada por brasileiros, a Universal do Reino de Deus (Rio de Janeiro, 1977), a Internacional da Graça de Deus (Rio de Janeiro, 1980), a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra (Goiás e Distrito Federal, 1976) e a Renascer em Cristo (São Paulo, 1986) estão entre as principais. Encabeçado pela Igreja Universal, o neopentecostalismo constitui a vertente cristã que mais cresce.


Atualmente, segundo o sociólogo Ricardo Mariano, autor do livro Neopentecostais, Sociologia do Novo Pentecostalismo no Brasil (Editora Loyola), o neopentecostalismo expande-se principalmente entre os mais pobres e os menos escolarizados da população. No Brasil, o crescimento vertiginoso dos cristãos independentes está associado ao uso intensivo da mídia eletrônica e ao método empresarial de funcionamento. Por causa de sua grande ascensão em todo o mundo no século XIX, o fenômeno já é considerado por alguns como “a maior revolução do cristianismo depois de Lutero”.


Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) – Fundada pelo bispo Edir Macedo em 1977, é a principal igreja neopentecostal brasileira e a que mais cresce no país. Após as reuniões, caracterizadas por muito canto, os obreiros ouvem as queixas dos fiéis. De acordo com os últimos números disponíveis, a Igreja Universal do Reino de Deus já possui mais de 500 templos em 90 (noventa) países, inclusive na Rússia (Federação Russa) e mais de 2.000 no Brasil. Está espalhada em todos os estados brasileiros e possui grandes investimentos no ramo das comunicações, detém o controle da TV Record, Rede Mulher, diversas emissoras de rádios, além de emissoras internacionais de televisão, como a TV Record International com sede em Miami. Possui ainda o controle da segunda maior associação brasileira de emissoras de rádios e tvs (ABRATEL) com participação ativa no cenário político brasileiro e uma grande bancada no Congresso Nacional, comandada pelo Bispo Carlos Rodrigues (PL/RJ). Em 2002, tornou Senador da República, o Bispo Marcelo Crivella – um dos idealizadores do projeto denominado Fazenda Canaã, no nordeste brasileiro -, desbancando nomes famosos como Arthur da Távola e Leonel Brizola. É uma grande força na mídia, na política e na religião.


Igreja Renascer em Cristo – Fundada em 1986 pelo casal Estevam e Sonia Hernandes, começa numa pizzaria da Zona Sul de São Paulo e hoje tem mais de 200 templos, inclusive no exterior. É a responsável pela moda da música gospel no país. Tem milhares de jovens entre seus adeptos e é a igreja neopentecostal que mais agrega pessoas da classe média, cerca de 20%, entre seus membros.


Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra – Com sede atualmente em Brasília, tem como principal dirigente o bispo Róbson Rodovalho. Em fase de grande crescimento possui adeptos de peso, como o recém-eleito Senador da República, o mega-empresário da construção civil, Paulo Octávio de Oliveira (Paulo Octávio Engenharia) e milhares de jovens. Possui templos em vários estados, mas sua atuação mais marcante é no Centro-Oeste brasileiro. Possui também uma emissora de rádio e de televisão em canal fechado


Fonte: www.portalbrasil.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *