Adolescência: uma revolução no corpo e na mente

Aos 11 anos o corpo humano se prepara para transformações radicais e muda mais do que em qualquer outra fase da vida, pois está se preparando para entrar na puberdade.
O início da entrada da puberdade depende da genética, alimentação e outros fatores. Para todos ela começa no sexo.
O cérebro produz uma proteína que leva ao surgimento de uma cascata de hormônios sexuais que é disparada pelo corpo. As meninas começam a ovular. Os ovários produzem hormônios sexuais que atuam no desenvolvimento físico.
O crescimento se acelera, o rosto muda drasticamente e mais rápido do que podemos perceber. Meninos viram homens e meninas viram mulheres, ao menos do ponto de vista fisiológico.
Os testículos passam a produzir espermatozóides e também dez vezes mais testosterona do que antes. Com isso a laringe se abre e fica mais saliente (gogó), as cordas vocais ficam mais amplas e a voz engrossa. Os pelos crescem, a massa muscular se intensifica.
No cérebro, os neurônios formam milhões de novas conexões e ocorrem novas emoções: Pela primeira vez o sexo oposto nos atrai.
Com o primeiro beijo o coração bate mais forte, a pressão aumenta, os lábios se agitam, a face fica ruborizada, as pupilas dilatam por causa da atração sexual.
Texto produzido de trecho de documentário da BBC reproduzido no programa Fantástico , apresentado por Dráuzio Varela.

Me chamo Marcos Camera. Tenho 35 Anos. Sou Administrador. Solteiro e Sem filhos.
Estou atuando como redator em diversos meios de comunicação.
Recomendados Para Você: