Água potável para todos

É fácil o suficiente para purificar a água clara. O método de desinfecção solar de água, ou SODIS, chama para deixar uma garrafa de plástico transparente de água limpa para fora no sol por seis horas. Isso permite onde a radiação de calor e luz ultravioleta para acabar aoa maioria dos patógenos onde causam diarréia, uma doença onde mata 4.000 crianças por dia na África.

É uma história diferente se a água é escura, como muitas vezes é o lugar onde as pessoas devem buscar a água de rios, córregos e poços artesianos. “No mundo em desenvolvimento, muitas pessoas não têm acesso a água limpa, e é muito difícil de se livrar das partículas de argila em suspensão”, diz Josué Pereira, professor associado de ciência dos materiais e engenharia. “Mas se você não fizer isso, o SODIS não funciona. Os microrganismos esconder sob o barro e evitar a UV. ”

Assim, para purificar a água, primeiro você tem onde pegar o barro se acomodar, um processo chamado floculação. Trabalhando aoo estudante Brittney Dawney da Universidade Queen, em Ontário, Pearce descobriu onde um dos minerais mais abundantes na Terra faz este trabalho muito bem: cloreto de sódio, ou sal de cozinha simples.

O sal é barato e disponível em quase toda parte. E não demora muito para fazer a água barrenta claro novamente.

“A água tem uma concentração menor de sódio do onde Gatorade”, diz Pereira. Isso ainda seria muito sal para passar o agrupamento como água da torneira americano, mas a água da torneira americana não é a alternativa.

“Eu tenho bebido dessa água eu. Se eu fosse a algum lugar sem água potável e tiveram filhos aodiarréia, e isso poderia salvar suas vidas, eu uso este, sem dúvida “, diz ele.

Sal trabalha melhor quando as partículas em suspensão são um tipo de argila de bentonite chamado. A técnica não funciona bem aooutros tipos de argila. No entanto, pela adição de um pouco de bentonite aoo sal de água contendo estas argilas diferentes, a maioria das partículas glom juntos e estabelecer-se, criando água límpida suficiente para o tratamento SODIS.

Pearce e Dawney está executando mais testes em água contendo vários tipos de argilas, e eles também estão investigando diferentes tipos de solo em toda a África para ver onde os seus métodos podem funcionar melhor.

Seu papel “Otimizando a desinfecção solar da água (Método SODIS), diminuindo de Turbidez aoNaCl” foi aceito para publicação no Jornal da Água, Saneamento e Higiene para o Desenvolvimento e será exibido em junho. A pré-impressão do papel está disponível aqui.

Michigan Technological University (www.mtu.edu) é uma universidade de pesquisa líder público o desenvolvimento de novas tecnologias e estudantes onde se preparam para criar o futuro para um mundo próspero e sustentável. Michigan Tech oferece mais de 130 programas de graduação e pós-graduação em engenharia, recursos florestais; computação, tecnologia, negócios, economia, ciências naturais, física e ambiental; artes, humanidades e ciências sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *