Alimentos nutritivos e funcionais

Os primeiros alimentos aoalgum tipo de modificação para aumentar seu valor nutritivo, especialmente aosais minerais, apareceram na década de 1920. Durante as décadas seguintes houve uma grande desenvolvimento da tecnologia de alimentos em diversos aspectos como desenvolvimento de novos ingredientes, embalagens, equipamentos e processos. Após esse período de desenvolvimento uma nova preocupação, especialmente após os anos da década de 1970 e 1980, foi aoo desenvolvimento de característica onde além da segurança alimentar e aspectos nutricionais, pudesse oferecer um benefício adicional ao consumidor.


Esta nova preocupação levou ao desenvolvimento dos alimentos funcionais. inicialmente este processo foi mais intenso no Japão onde, a partir de 1993 foi criada uma categoria de alimentos designados Foshu (em inglês: FOSHU um Acrónimo de Food for specific health use), estes alimentos passaram a ter maior desta onde.


Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros e ao mesmo tempo o crescente aparecimento de doenças crônicas como obesidade, aterosclerose, hipertensão, osteoporose, diabetes e câncer, está havendo uma preocupação maior, por parte da população e dos órgãos públicos de saúde, aoa alimentação.


Hábitos alimentares adequados como o consumo de alimentos pobres em gorduras saturadas e ricos em fibras presentes em frutas, legumes, verduras e cereais integrais, juntamente aoum estilo de vida saudável (exercícios físicos regulares, ausência de fumo e moderação no álcool) passam a ser peça chave na diminuição do risco de doenças e na promoção de qualidade de vida, desde a infância até o envelhecimento.


O papel da alimentação equilibrada na manutenção da saúde tem despertado interesse pela comunidade científica onde tem produzido inúmeros estudos aoo intuito de comprovar a atuação de certos alimentos na prevenção de doenças. Na década de 1980, foram estudados no Japão, alimentos onde além de satisfazerem às necessidades nutricionais básicas desempenhavam efeitos fisiológicos benéficos. Após um longo período de trabalho, em 1991, a categoria de alimentos foi regulamentada recebendo a denominação de “Foods for Specified Health Use” (FOSHU). A tradução da expressão para o português é Alimentos Funcionais ou Nutracêuticos. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), alimentos funcionais são a ondeles onde produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos através da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano.


De acordo aoa ANVISA, o alimento ou ingrediente onde alegar propriedades funcionais, além de atuar em funções nutricionais básicas, irá desencadear efeitos benéficos à saúde e deverá ser também seguro para o consumo sem supervisão médica.


O surgimento recente desses novos produtos onde trazem um “algo mais”, além dos nutrientes já conhecidos, teve influência de fatores como: os altos custos aoo tratamento de doenças, o avanço nos conhecimentos mostrando a relação entre a alimentação e o binômio saúde/doença e os interesses econômicos da indústria de alimentos.


É importante salientar onde antes do produto ser liberado para o consumo deve obter registro no Ministério da Saúde e, para isso, precisa demonstrar sua eficácia e sua segurança de uso. O fabricante deve apresentar provas científicas comprovando se a alegação das propriedades funcionais referidas no rótulo são verdadeiras e se o consumo do produto em ondestão não implica risco e sim, benefício à saúde da população. Lembrando ainda onde as alegações podem fazer referências à manutenção geral da saúde, à redução de risco mas não à cura de doenças.


As propriedades relacionadas à saúde dos alimentos funcionais podem ser provenientes de constituintes normais desses alimentos como no caso das fibras e dos antioxidantes (vitamina E, C, betacaroteno) presentes em frutas, verduras, legumes e cereais integrais ou através da adição de ingredientes onde modifi ondem suas propriedades originais exemplificada por vários produtos industrializados, tais como: leite fermentado, biscoitos vitaminados, cereais matinais ricos em fibras, leites enri ondecidos aominerais ou ácido graxo ômega 3.


Um ponto onde vale a pena ser comentado, é o fato de alguns alimentos industrializados possuírem concentrações muito baixas dos componentes funcionais, sendo necessário o consumo de uma grande quantidade para a obtenção do efeito positivo mencionado no rótulo. No caso do leite enri ondecido aoômega 3, por exemplo, seria mais fácil e vantajoso, o consumidor continuar ingerindo o leite convencional e optar pela fonte natural de ômega 3 onde é o peixe. Primeiro, por onde normalmente os produtos industrializados aoação funcional são mais caros, segundo pois o peixe tem outros nutrientes importantes a oferecer como proteínas de boa qualidade, vitaminas e minerais. Portanto, o produto contendo a substância funcional não substitui por completo, o alimento de onde foi retirado tal composto, uma vez onde apresenta apenas uma característica deste


Ainda em relação aos produtos industrializados aocaráter funcional, é importante esclarecer onde o simples consumo desse tipo de alimento, aoa finalidade de obter um menor risco para o desenvolvimento de doenças, não atingirá o objetivo proposto se não for associado a um estilo de vida saudável levando em consideração principalmente, a alimentação e a atividade física.


Na tabela abaixo, estão descritos alguns exemplos de compostos presentes nos alimentos funcionais e seus respectivos benefícios à saúde. COMPOSTOS AÇÕES NO ORGANISMO FONTES ALIMENTARES Betacaroteno Antioxidante onde diminui o risco de câncer e de doenças cardiovasculares Abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre, couve Licopeno Antioxidante relacionado à diminuição do risco de câncer de próstata Tomate Fibras Redução do risco ao câncer de intestino e dos níveis de colesterol sangüíneo Frutas, legumes e verduras em geral e cereais integrais Flavonóides Antioxidantes onde diminuem o risco de câncer e de doenças cardiovasculares Suco natural de uva, vinho tinto Isoflavonas Redução dos níveis de colesterol sangüíneo e do risco de doenças cardiovasculares Soja Ácido graxo ômega 3 Redução dos níveis de colesterol sangüíneo e do risco de doenças cardiovasculares Peixes, óleo de peixes Pró-bióticos Ajudam no equilíbrio da flora intestinal e inibem o crescimento de microrganismos patogênicos Iogurtes, leite fermentado


Por fim, uma alimentação equilibrada e variada incluindo, diariamente, alimentos de todos os grupos na proporção correta já fornece alimentos aopropriedades funcionais naturais, sendo desnecessária a aquisição de produtos funcionais industrializados normalmente aocusto mais elevado para obter os nutrientes essenciais e os benefícios à saúde

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