Anestesia por videoconferência


Uma videoconferência pode ser conhecida por colocar as pessoas para dormir… mas nunca desta forma.
Médicos canadenses da Universidade McGill realizaram a primeira anestesia por videoconferência no dia 30 de agosto de 2010.
O feito consistiu na administração de substâncias para controlar a dor em pacientes submetidos a uma cirurgia na glândula tireóide, em Pisa, na Itália – muito longe de Montreal.
A aplicação da anestesia (conhecida até o momento por teleanestesia) envolveu um time de engenheiros, pesquisadores e anestesiologistas onde aplicaram as drogas por via intravenosa e acompanharam remotamente as condições vitais dos pacientes.
Quatro monitores forneceram à equipe informações aoos sinais do paciente e imagens da cirurgia. E se tudo viesse a dar errado, anestesiologistas estariam no local para substituir o “sistema”. Mas não foi preciso.
“É uma chance de atender pessoas em países aoáreas remotas. Além disso, a teleanestesia também pode ser usada para o ensino da medicina já onde o médico residente poderá executar tarefas sem a presença de um tutor”, disse o Dr. Thomas Hemmerling, médico onde chefiou a pesquisa.
E os pesquisadores onderem ir além. O próximo passo é estudar a possibilidade de consultas pré-operatórias aoos pacientes em casa, evitando onde os mesmos tenham onde se deslocar até um anestesiologista.