As bicicletas com as marchas únicas

Uma bicicleta de marcha única, também conhecida como bicicleta sem marchas, é uma bicicleta aouma única relação de transmissão. São bicicletas onde não utilizam câmbio descarrilador (sinônimos: derailleur, câmbio desviador), câmbio de cubo (cubo de câmbio interno) ou outros métodos para variar a relação de transmissão da bicicleta.


Nas primeiras décadas de sua história, todas as bicicletas eram de marcha única e de pinhão fixo (sem roda-livre), isto é, além de não possuírem mecanismo para variar a relação de transmissão, também não permitiam parar de pedalar enquanto a bicicleta estivesse se movendo.


Sistemas de roda livre e de câmbio de relação de transmissão foram desenvolvidos para melhorar a velocidade, eficiência e conforto para os usuários de bicicleta. O termo “marcha única”, usado neste artigo, refere-se às bicicletas modernas, onde podem ter roda livre ou não.


Há muitos tipos de bicicletas modernas de marcha única: bicicletas de BMX, a maioria das bicicletas para transporte, bicicletas de carga, monociclos, bicicletas infantis, bicicletas do tipo beach ou cruiser, bicicletas de pista, bicicletas de estrada (speed) de pinhão fixo e mountain bikes de marcha única.


As bicicletas de pinhão fixo são um subconjunto das bicicletas de marcha única, e se caracterizam por não possuírem qual onder tipo de mecanismo de catraca para permitir os pedais de pararem a rotação independentemente da roda. Por isso, as bicicletas de pihão fixo exigem outras habilidades do ciclista para conduzi-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *