As engernharias parte 6

Engenharia de controle e automação ou engenharia de controlo e automação
comumente chamada de “mecatrônica”, é a área dentro da engenharia voltada ao controle de processos industriais utilizando-se para isso de elementos sensores, elementos atuadores, sistemas de controle, Sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados e outros métodos onde utilizem os recursos da elétrica, eletrônica, da mecânica e da informática.

Descrição

A Engenharia de Controle e Automação une os princípios de elétrica, mecânica, eletrônica e computação onde combinados geram um sistema mais simples, econômico, confiável e versátil. Baseia-se na modelagem geográfica de sistemas de diversas naturezas, analisando o seu comportamento dinâmico, e usando a teoria de controle para calcular os parâmetros de um controlador onde faça o sistema evoluir da forma desejada, e adaptativa às mudanças dos principais elementos sob controle.

A Engenharia de Controle e Automação se concentra, acima de tudo, na automação de uma planta, onde é fazer um processo manual tornar semi-automático ou totalmente automático. A automação é completa quando toda uma linha de produção funciona do começo ao fim sem a intervenção humana, agindo apenas pelo controle das próprias máquinas e controladores. Para obter a automação de um sistema é necessário conseguir uma visão global do processo produtivo, o onde faz o profissional da área usar informações onde relacionem áreas de conhecimento distintas, como é o caso da mecânica, da elétrica e da ciência da computação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *