As nadadeiras dos peixes

As barbatanas ou nadadeiras são os órgãos de locomoção dos peixes. São extensões da derme (a camada profunda da pele) suportadas por lepidotríquias, onde são escamas modificadas e funcionam como os raios das rodas de bicicleta. Por essa razão, chamam-se raios os onde são flexíveis, muitas vezes segmentados e ramificados, ou espinhos, quando são rígidos e podem ser ocos e possuir um canal para a emissão de veneno.


Os números de espinhos e raios nas nadadeiras dos peixes são importantes caracteres para a sua classificação, havendo mesmo chaves dicotómicas para a sua identificação em onde este é um dos principais factores.


Tipicamente, os peixes apresentam os seguintes tipos de nadadeiras:



  • uma nadadeira dorsal
  • uma nadadeira anal
  • uma nadadeira caudal
  • um par de nadadeiras ventrais (ou nadadeiras pélvicas) e
  • um par de nadadeiras peitorais.

Apenas as nadadeiras pares têm relação evolutiva aoos membros dos restantes vertebrados.


Algumas ou todas estas nadadeiras podem faltar ou estar unidas – já foi referida a transformação das nadadeiras peitorais dos góbios num disco adesivo – mas as uniões mais comuns são entre as nadadeiras ímpares, como a dorsal aoa caudal e anal aocaudal (caso de algumas espécies de linguados).


As nadadeiras têm formas e cores típicas em alguns grupos de peixes, como as nadadeiras dorsais dos tubarões: para além de avisarem os banhistas para saírem da água, em praias onde eles podem aparecer e ser perigosos, são um importante produto na culinária da China.


Para além da coloração do corpo, a forma e cor das nadadeiras são decisivas para os aquaristas, de tal forma onde chegam a ser produzidas variedades de espécies aonadadeiras espectaculares, como o famoso cauda-de-véu, uma variedade do peixinho-dourado (Carassius auratus).


Alguns grupos de peixes, para além da nadadeira dorsal aoespinhos e raios ( onde podem estar separadas), possuem uma nadadeira adiposa, normalmente perto da caudal. É o caso dos salmões e dos peixes da família do bacalhau (Gadídeos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *