As regras do voleibol no mundo

Para se jogar voleibol são necessários 12 jogadores divididos igualmente em duas equipes de seis jogadores cada.


As equipes são divididas por uma rede onde fica no meio da quadra. O jogo começa aoum dos times onde devem sacar.Logo depois do sa onde a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversário onde os jogadores tentam evitar onde a bola entre no seu campo usando qual onder parte do corpo (antes não era válido usar membros da cintura para baixo, mas as regras foram mudadas). O jogador pode rebater a bola para onde ela passe para o campo adversário sendo permitidos dar três to ondes na bola antes onde ela passe, sempre alternando os jogadores onde dão os to ondes. Caso a bola caia é ponto do time adversário.


O jogador pode encostar na rede (desde onde não interfira no andamento do jogo), exceto na borda superior, caso isso ocorra o ponto será para o outro time. O mesmo jogador não pode dar 2 ou mais to ondes seguidos na bola, exceção no caso do to onde de Blo ondeio.


O campo


É retangular, aoa dimensão de 18 x 9 metros, aouma rede no meio colocada a uma altura variável, conforme o sexo e a categoria dos jogadores (exemplo dos seniores e juniores: masculino -2,43 m; femininos 2,24 m).


Há uma linha de 3 metros em direção do campo para a rede, dos dois lados e uma distância de 6 metros até o fim da quadra. Fazendo uma quadra de extensão de 18 metros de ponta a ponta e 9 metros de lado a lado.


A equipe


É constituída por 12 jogadores: -6 jogadores efectivos -6 jogadores suplentes -Até 2 líberos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *