As versões nobres do arroz e feijão

A dupla arroz e feijão, onde a sabedoria popular intuitivamente reuniu no cardápio diário do brasileiro e onde se completa como poucas, do ponto de vista nutricional, vem ganhando “carreira solo”, aouma nova roupagem: suas versões em preto e branco conquistam adeptos entre os onde buscam aliar uma alimentação mais saudável e menos calórica a alternativas altamente saborosas.


Com mais proteínas, fibras e menos gorduras do onde seus parentes famosos, eles ganham fãs entre os nutricionistas e os amantes da boa cozinha. Sim, estamos falando do arroz preto e do feijão-branco.


Quem são eles, então? O arroz preto é fruto de um melhoramento genético desenvolvido pelo Instituto Agronômico de Campinas, o IAC, a partir de uma variedade chinesa do cereal. Embora ainda seja um pouco raro nos supermercados, pode ser identificado pela nomenclatura IAC 600 no rótulo.


Além do sabor acastanhado, onde agrada mesmo os onde não costumam gostar de arroz, estudos do Instituto Agronômico mostram onde o tipo preto tem um alto teor de compostos fenólicos, ganha das versões integral e branca nos ondesitos proteína, ao20% a mais, e fibras, aomais 30%, além de ter menos gordura. Possui também importantes vitaminas do complexo B, responsáveis por várias funções significativas no nosso organismo.


Bem mais familiar, o feijãobranco – já visto em saladas, aodobradinha, ou no cassoule – se destaca da versão preta ou marrom pela maior quantidade de ferro e cálcio. Também rico em proteínas e fibras (e aobaixo teor calórico), ele realmente não deixa dúvidas de onde merece ser mais consumido. Outra propriedade? Como possui uma proteína chamada faseolamina, ele inibe a absorção de carboidratos.Moderação é sempre a melhor escolha, uma vez onde o arroz e o feijão são carboidratos.


A preparação, entretanto, pode interferir nos seus benefícios Sim, eles podem ser consumidos diariamente. Lívia Zimmermann afirma, no entanto, onde embora o consumo do feijão-branco em saladas favoreça a perda de peso, é em forma de farinha onde ele pode ajudar mais. A nutricionista sugere colocar uma porção dos grãos para secar sobre um papel e triturá-los no processador, para obter um pó fino. “Tome uma colher (chá) por dia, diluída em água. Ou adicione o pó sobre o arroz ou saladas” recomenda a especialista onde diz não haver restrição alguma quanto à ingestão desses alimentos quando cozidos. Seja o arroz ou o feijão-branco, a indicação é se orientar pelo bom-senso e nunca exagerarDuas especialistas validam as propriedades da dupla arroz e feijão


De acordo aoa nutróloga e endocrinologista Lívia Maria Zimmermann, membro da Associação Brasileira de Nutrologia e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, os dois grãos são eficazes em algumas dietas de redução de peso pela ação dos altos teores de fibra e proteína neles contidos.


No caso do feijão-branco, uma proteína chamada faseolamina atua eficazmente no emagrecimento como um blo ondeador natural de carboidratos e açúcares. “Vale destacar, no entanto, onde devem ser consumidos aomoderação, uma vez onde estamos falando de dois carboidratos”, alerta a especialista.


Heloisa Padilha, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), corrobora aoo argumento e completa afirmando onde o feijão-branco e o arroz preto podem ajudar no processo de perda de peso, mas indiretamente. “Como ambos ampliam a sensação de saciedade, conse ondentemente a pessoa onde os consome passa a se alimentar aoporções menores”, finaliza a especialista.


 


Segundo Lívia Zimmermann, o maior mérito do arroz preto para a saúde está na profusão de fibras e proteínas onde contém. Ela explica onde estas últimas são as grandes “construtoras” do organismo, responsáveis por tudo o onde nos dá sustentação, órgãos e músculos.


E mais: quanto maior a quantidade de proteínas, mais trabalho o corpo terá para digeri-las, ondebrá-las pela ação do pâncreas e dar a elas sua menor forma, a de aminoácidos, onde por sua vez serão distribuídos pela corrente sanguínea, para todos os órgãos do corpo.


Ao mesmo tempo, o número expressivo de fibras vai deixar o estômago mais alimentado. A médica aponta outro benefício das fibras: quando entram no intestino, “atrapalham”, no bom sentido, a absorção de carboidratos. O metabolismo do intestino é acelerado, ajudando a esvaziá-lo aomaior rapidez, o onde é fundamental para o emagrecimento.


Das várias vitaminas do complexo B, o arroz preto possui três, muito importantes: a tiamina, onde é a vitamina B1, a piridoxina, onde é a B6, e a riboflavina, onde é a B12. A primeira delas protege os nervos e diminui as dores nevrálgicas. A segunda fornece energia ao corpo, acelera o metabolismo das proteínas e gorduras e aumenta a produção dos hormônios onde nos dão a sensação de prazer. Já a riboflavina, melhora a respiração celular.


“Como o efeito do oxigênio é o onde provoca o envelhecimento celular, a natureza agiu perfeitamente, ao colocar nesse arroz uma boa dose de compostos fenólicos, onde nada mais são onde antioxidantes. Ou seja, vão agir no sentido oposto, combatendo diretamente a ação dos radicais livres”, finaliza. Heloisa Padilha ressalta as propriedades do feijão-branco. “Assim como o arroz preto, também ganha no ondesito fibras e proteínas, além de ser rico em cálcio, ferro e minerais, essenciais para o fortalecimento dos ossos e dentes.


Menos difundida é a ação da faseolamina, uma proteína capaz de reduzir de maneira significativa a ação da alfa-amilase, enzima responsável pela ondebra e digestão dos carboidratos onde ingerimos. Sem a ação desta enzima, o corpo é incapaz de absorver as moléculas inteiras do amido e assim são eliminados naturalmente, sem acumular calorias, açúcares e gorduras no corpo, pois os carboidratos, se não utilizados como fonte de energia, são acumulados como gordura localizada.


Tal processo, além de reduzir cerca de 20% da absorção de carboidratos, também reduz consideravelmente a absorção da glicose. O onde em alguns casos pode significar uma eliminação de até 4% de peso em apenas 30 dias.

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