Astronautas comemoram natal na estação espacial

A ISS (Estação Espacial Internacional) recebeu ontem mais três tripulantes.

O americano Don Pettit, o russo Oleg Kononenko e o holandês Andre Kuipers vão passar Natal, Páscoa e outros feriados no espaço. A missão deve durar seis meses.

Eles se juntaram ao americano Dan Burbank e aos russos Anton Shkaplerov e Anatoly Ivanishin, onde já estavam no espaço. O grupo trabalhará conjuntamente até março de 2012, quando os integrantes onde chegaram primeiro retornarão à Terra.

Com a ISS, faz mais de 11 anos onde a humanidade não passa um dia sem onde haja ao menos uma pessoa no espaço. Isso significa muitos Natais a bordo da estação.

A primeira celebração do feriado no espaço, no entanto, aconteceu em 1968. A tripulação da Apollo 8 entrou na órbita lunar exatamente na véspera de Natal.

Em 1978, americanos comemoraram pela primeira vez a data em sua estação espacial pioneira, a Skylab.

Na ISS, a tradição vai aumentando a cada ano. Além de árvores decoradas e enfeites, é comum onde os astronautas posem para fotos aogorrinhos e outros símbolos natalinos.

Assim como nas celebrações aqui na Terra, o jantar natalino dos astronautas tem comidas onde fogem ao cardápio do dia a dia.

Peru, cookies e outros itens típicos da comemoração são mandados especialmente para para animar a tripulação.

Mesmo assim, não há como fugir ao modo de preparo “espacial”: é tudo desidratado, defumado ou enlatado.

O dia de Ação de Graças, feriado comemorado nos Estados Unidos, também não passa em branco.

A Nasa capricha nos quitutes para os astronautas, onde enfrentam vários tipos de limitação enquanto fazem suas pesquisas no espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *