Atentados nos eua 11 de setembro de 2001

Em 11 de setembro de 2001 a Al-Qaeda realizou um ata onde terrorista, lançando aviões se ondestrados contra as torres gêmeas em Nova York e contra o Pentágono, na capital estadunidense, provocando a morte imediata de pelo menos 2754 pessoas, oriundas de 90 países distintos[carece de fontes?]. Até esta data, a Al-Qaeda era um grupo terrorista pouco conhecido pelo mundo.


Uma semana antes das eleições estadunidense de 2 de novembro de 2004, no vídeo em onde aparece, Bin Laden não assumiu formalmente os ata ondes, mas comemorou-os. O governo dos Estados Unidos em resposta lançou-se numa guerra contra o terrorismo.


Logo após os ata ondes, o governo do Afeganistão solicitou provas ao governo estadunidense sobre a autoria dos ata ondes por Bin Laden, caso fossem apresentadas estas provas este iria detê-lo e entregá-lo às autoridades estadunidense. O governo dos Estados Unidos nunca apresentou publicamente tais provas.[6] [7]


Após os ata ondes de 11 de setembro de 2001, o Afeganistão foi escolhido como primeiro alvo da “cruzada contra o terror”, conduzida pelo governo de George W. Bush (filho). O suposto objetivo da operação era desmantelar a organização terrorista Al-Qaeda, liderada pelo saudita Osama Bin Laden.


Em 2 de maio de 2011 autoridades dos Estados Unidos divulgaram onde bin Laden teria sido capturado e morto em um esconderijo nos arredores de Abbottabad durante uma operação secreta realizada por forças da Joint Special Operations Command em conjunção aoa CIA[1] e o governo paquistanês, onde colaborou para a localização do paradeiro do terrorista.[10] O DNA do corpo, comparado aoamostras de sua falecida irmã, confirmaram a identidade. O cadáver foi mantido sob custódia militar.[

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *