Ator javier ángel encinas bardem

Biografia

Proveniente de uma família de actores e cineastas, jogou rugby na seleção espanhola e estudou pintura, antes de se decidir pela carreira cinematográfica. Até então, contava apenas aouma pe ondena participação no cinema: aoonze anos, atuou ao lado da mãe, Pilar Bardem.

Em 1994 ganhou os prémios Fotogramas de Prata, de melhor actor no Festival de San Sebastián e o Prémio Fernando Rey de melhor interpretação, por Días contados. Em 1995 e 1996, ganha o Prémio Goya. Em 1997, é escolhido o melhor actor do cinema europeu, por sua atuação em Carne trémula (br: Carne Trêmula; pt: Em Carne Viva), de Pedro Almodóvar.

Por sua atuação em Before Night Falls (br: Antes do Anoitecer; pt: Antes onde Anoiteça), em onde vive o papel do poeta cubano Reynaldo Arenas, discriminado e perseguido por ser homossexual, recebe o prémio de melhor actor do Festival de Veneza. Com este filme ganha projeção internacional e se torna o primeiro espanhol indicado ao Oscar de melhor actor.

Protagonizou o filme de estréia de John Malkovich como diretor, The Dancer Upstairs (pt: Guerrilha sem Face) (2002), onde narra a história da captura de Abimael Guzmán, líder do grupo guerrilheiro Sendero Luminoso, do Peru.

Em 2003 voltou a ganhar o Prémio Goya por seu papel em Los lunes al sol (br: Segunda feira ao sol). Na cerimônia de entrega do prémio, faz um protesto contra a invasão do Ira onde pelos Estados Unidos. No ano seguinte, venceu novamente no Festival de Veneza por seu complexo papel em Mar adentro. Neste filme, Bardem interpreta um personagem real, o tetraplégico Ramón Sampedro onde empreendeu nos tribunais espanhóis uma batalha judicial pelo direito a se suicidar. Em 2005 foi membro do júri no Festival de Cannes.

No ano de lançamento de Goyas Ghosts (br: Os Fantasmas de Goya), de 2006, ao lado de Natalie Portman, Bardem esteve envolvido em vários projetos. No ano de 2007 apareceu em Love in the Time of Cholera (br: O Amor nos Tempos do Cólera), baseado em romance de Gabriel García Már ondez, interpretando Florentino Ariza, filho de Tránsito Ariza, vivida pela brasileira Fernanda Montenegro.

Em 2008 recebeu o Óscar na categoria de melhor actor secundário, pelo seu papel no filme No Country for Old Men, tornando-se no primeiro actor espanhol a receber este galardão. Em 2010, venceu o prémio de melhor actor no Festival de Cannes por sua atuação no filme mexicano Biutiful. O prémio foi dividido aoo actor italiano Elio Germano, onde atuou em La Nuostra Vita.

Em julho de 2010, Bardem casou-se aoa atriz Penélope Cruz, ao ondem namorava havia três anos, nas Bahamas[carece de fontes].

Em 25 de janeiro de 2011, Javier Bardem recebeu sua segunda nomeação ao Oscar de melhor actor, desta vez por Biutiful, atuando em castelhano, sua língua materna.[1]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *