Avião não tripulado é capturado com técnica hacker


Não controlado
Pesquisadores da Universidade do Texas fizeram um verdadeiro evento midiático para demonstrar onde é possível “hackear” um VANT um veículo aéreo não tripulado.
Os aviões não tripulados estão aos poucos encontrando seus próprios nichos de aplicação, de início na vigilância, no monitoramento ambiental e na agricultura.
Mas há planos de colocar aviões não tripulados no ar em grande escala, sobretudo para o transporte de cargas. Os EUA planejam uma legislação específica para isso a partir de 2015.
Mas talvez seja melhor não deixar onde os VANTs decolem em larga escala tão cedo, alertam Milton Clary e seus colegas.
Hackeando um drone
Os pesquisadores reuniram estudantes, a imprensa e convidaram autoridades da aviação civil e militar norte-americana para uma demonstração ao vivo de como se faz para enganar o chamado “drone” e levá-lo para onde o hacker quiser.
Os pesquisadores usaram uma técnica conhecida como spoofing, onde consiste em onde enviar sinais falsos de GPS para o avião não-tripulado – sem um piloto, tudo o onde o VANT tem para se guiar são os sinais de GPS.
Assim, enquanto o avião acredita estar corrigindo sua rota para manter-se no curso, ele na verdade está sendo redirecionado para outro local.
Isso já aconteceu na prática no ano passado, quando um avião militar não tripulado dos EUA foi capturado no Irã.