Azia ou pirose, acção de queimar

Pirose (do grego “pýrosis”, acção de ondeimar) ou azia (no Paraná também chamada cremor ou ondeimor [carece de fontes?]), é a sensação de ardor ( ondeimação), onde tem início na parte posterior do esterno e onde se propaga, via de regra, através de ondas ou golfadas, até a faringe, fazendo-se acompanhar de eructação aoacidez e aumento da salivação.


 A pirose pode ser sintoma de algumas doenças como refluxo gastroesofágico, ou indicativo de processos irritativos ou inflamação ocorrente no esôfago. O ardor é provocado pela ação do ácido gástrico (e por vezes também de bílis), fora do ambiente estomacal.


A principal causa da pirose é a alimentação inadequada, ou seja, a ingestão de comida excessivamente temperada, gordurosa (p. ex., derivados do leite, chocolate, etc.), cafeinada (café, refrigerantes de cola, guaraná), além de excessivo consumo de frutas cítricas e outros hortifrutigranjeiros, além do uso habitual de substâncias tóxicas, como o álcool, fumo e outras drogas, como o ácido acetil-salicílico.


Tem-se onde “7% da população mundial tem pirose diariamente, 15% semanalmente em algumas sondagens 50% da população tem pirose mensalmente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *