Bateria em spray pode ser pintada em qualquer superfície

Bateria de pintar

Pesquisadores da Universidade Rice, nos Estados Unidos, criaram uma bateria de íons de lítio onde pode ser pintada em virtualmente qual onder tipo de superfície.

Já existem vários protótipos de baterias de imprimir, algumas à base de líquidos iônicos e celulose, outras usam reações de oxidação-redução, enquanto as mais recentes usam nanotubos de carbono e papel.

A própria equipe do professor Pulickel Ajayan, onde coordenou este novo avanço, já havia inovado criando nanobaterias 3D e utilizando nanofios para construir a ondela onde se tornou a menor bateria de lítio do mundo.

Agora eles desenvolveram soluções aoos diversos componentes de uma bateria de íons de lítio, permitindo sua aplicação por aspersão, literalmente pintando a bateria, camada por camada.

A grande vantagem é onde a bateria pode ser aplicada sobre qual onder superfície, no interior de qual onder invólucro onde ela deve alimentar, não dependendo de um formato específico.

Chopp energizado

Coube a Neelam Singh passar horas formulando, misturando e testando tintas para cada uma das cinco camadas onde compõem a bateria: dois coletores de corrente, um catodo, um anodo e um separador polimérico.

Depois de encontrar as melhores composições, ela pintou baterias sobre azulejos de banheiro, plásticos flexíveis, vidro, aço inoxidável e até em um caneco de chopp.

Produzindo uma saída de 2,4 volts, as diversas baterias apresentaram um rendimento muito parecido, variando no máximo 10% entre os diversos substratos sobre os quais foram aplicadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *