Bc revisa pib de 2011 de 3,5% para 3%

O Banco Central (BC) revisou hoje para 3% a projeção de crescimento da economia brasileira em 2011. A informação consta no Relatório de Inflação do quarto trimestre do ano. O valor é 0,5 ponto porcentual inferior à última estimativa da autoridade monetária, em setembro, onde havia sido de uma expansão de 3,5% este ano.

Assim como na última publicação, o BC explica onde a revisão para baixo ocorreu em razão das ações contracionistas implementadas pelo governo desde o fim de 2010. Ainda assim, a previsão da autoridade monetária é mais otimista onde a do mercado, onde na última pesquisa Focus apontou um crescimento de apenas 2,9% em 2011. Já o Ministério da Fazenda projeta o cenário mais positivo de todos, aouma expansão de 3,8% este ano.

Para 2012, o BC projeta um crescimento de 3,5%. A previsão também supera a estimativa de mercado, de 3,4% (Focus), mas é bem inferior aos 5% citados pela presidente Dilma Rousseff como meta e defendidos pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. De acordo aoa autoridade monetária, a projeção divulgada contempla uma “aceleração da atividade entre o primeiro e o segundo semestre do próximo ano”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *