Biologia o sistema excretor

O sistema excretor é o responsável por eliminar dos organismos animais todas as substâncias que são inúteis para as células, bem como substâncias que estão em excesso. A maior parte dessas substâncias é gerada a partir do metabolismo das células. No metabolismo, aminoácidos, proteínas e outros nutrientes sofrem reações químicas, como a oxidação, e liberam energia, mas também resultam em resíduos, algumas vezes tóxicos ao organismo.

Esse sistema é o responsável pelo equilíbrio da concentração de substâncias no organismo, seja liberando substâncias em excesso, ou economizando as que estão em falta. O nome desse equilíbrio é homeostase. Toda substância eliminada das células é chamada de excreta. É bom lembrar que excreta é diferente de excremento. Os excrementos são as substâncias que não foram utilizadas na digestão, e são eliminadas nas fezes, já as excretas, são liberadas na corrente sanguínea, passando pelos rins (filtros), e depois eliminadas na urina.

Aparelho excretor nos animais vertebrados
– Aparelho excretor nos animais invertebrados


É o principal órgão que compõe o sistema excretor nos vertebrados, pois é o responsável pela filtragem sanguínea (chamada de diálise do sangue). Eles são dois, possuem um formato de feijão, com aproximadamente 12cm. Se localizam nos lados da coluna vertebral, na região do abdômen.

Em cada rim chega um ramo da artéria aorta, com sangue a ser filtrado. Após a filtração desse sangue, ele é jogado novamente na corrente sanguínea, por meio da veia cava inferior. Na filtragem ficam resíduos, a urina, que é levada pelos ureteres até a bexiga, onde será armazenada para posterior eliminação pela uretra (no homem esse canal serve tanto para a liberação de urina quanto do esperma, nas mulheres existem estruturas separadas para as duas substâncias).

O rim é dividido em duas regiões, chamadas de Córtex renal e Medula Renal, respectivamente a parte mais externa e interna do rim. Na medula renal, existem estruturas chamadas de pirâmides de Malpighi, que se convergem na região central do rim, formando o bacinete. Dos bacinetes partem os ureteres. No córtex renal ficam estruturas microscópicas chamadas de néfrons, onde o sangue é efetivamente filtrado. Os tubos coletores recebem as excretas dos néfrons, levando-as até as pirâmides de Malpighi.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *