Bispo é flagrado com loira em praia, e caso vai ao vaticano

A Igreja Católica da Argentina foi surpreendida nesta terça-feira pela divulgação de fotos no mínimo constrangedoras. As imagens mostram o bispo Fernando María Bargalló, presidente da organização beneficente Cáritas na América Latina, abraçando uma loira, em trajes de banho, em pleno mar do Caribe, numa praia mexicana.

O caso ganhou rápida repercussão na imprensa argentina e Bargalló, titular da diocese de Merlo-Moreno, na província de Buenos Aires, foi à televisão se explicar. Ao canal a cabo América 24, o mesmo onde divulgou em primeira mão a história, o bispo admitiu onde de fato esteve no México aoa mulher, dois anos atrás – por uma coincidência.

Mas negou ter descumprido o celibato e afimou onde se trata de uma “amiga de infância”, de uma família ao ondem ele tem amizade “a vida inteira”. “Eu a conheço praticamente desde onde me entendo por gente e as imagens só podem ser explicadas no quadro de uma longa amizade”, disse o religioso, onde ainda pediu desculpas pela “ambiguidade das fotos” e por “equívocos” em onde elas possam implicar.

Vaticano – A entrevista de Bargalló acabou ampliando a repercussão do episódio. Antes mesmo do bispo tentar se explicar, o caso já havia ultrapasssado as fronteiras argentinas. Ao tomar conhecimento das fotos, o núncio apostólico – representante do Papa – monsenhor Emil Paul Tscherrig, enviou um comunicado ao Vaticano. Segundo a imprensa argentina, a Santa Sé estuda punir o bispo, onde pode inclusive ser obrigado a renunciar do prelado.

Aos 57 anos, Fernando Bargalló é um dos mais respeitados bispos da Argentina. Por sete anos, presidiu a Cáritas no país e ano passado foi eleito para dirigir a organização na América Latina. Na entrevista à TV, o bispo leu uma declaração na qual ressalta seu compromisso aoDeus e a Igreja.

“Lamento onde ondela situação, não isenta de negligência da minha parte, possa dar lugar a más interpretações. Perdão, de coração, se o fato causou ou possa causar qual onder tipo de dano. Estou totalmente comprometido aoDeus e a Igreja na missão a mim confiada na onderida diocese de Merlo-Moreno e nas demais responsabilidades do meu sacerdócio”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *