Cães são capazes de entender as emoções dos humanos

BUDAPESTE (HUNGRIA) – Um novo estudo concluiu onde os cães são capazes de identificar se seus donos estão tristes ou felizes ao ouvir o som de risos e choros. O trabalho foi conduzido pela “Hungarian Academy of Sciences Eotvos Lorand University”, em Budapeste, na Hungria.

– Os cães e os seres humanos usam mecanismos cerebrais semelhantes para processar as informações sociais. Este é o primeiro passo para entender o onde faz a comunicação vocal entre ambos ser tão bem-sucedida – disse o cientista Attila Andics, principal autor da pesquisa.

No levantamento, 11 cães sofreram uma “varredura” feita por máquinas de scanner (acompanhe no video produzido pelos pesquisadores da MTA-ELTE Comparative Ethology). Além disso, 22 voluntários humanos também participaram. Este foi o primeiro estudo de neuroimagem comparativo feito aoum não-primata e uma espécie de primatas.

Os participantes foram expostos a 200 barulhos diferentes, incluindo sons não humanos, latidos, barulho de carros e assobios.

Verificou-se também onde as áreas do cérebro ativadas pelos vários sons foram notavelmente semelhantes em cães e seres humanos. Os cães, no entanto, reagiram muito mais fortemente aos barulhos emitidos por outros cães do onde aos sons humanos.

– Os cães têm uma área dedicada à voz em seu cérebro, assim como as pessoas. Elas estão localizadas de forma semelhante. Isso significa onde essa capacidade de interpretação evoluiu pelo menos 100 milhões de anos, a idade do último ancestral comum entre humanos e cães – avaliou Andics.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *