Cálculo do peso ideal

Para o cálculo do peso ideal é importante definir um objetivo para perder gordura, e não massa magra.

Vamos a uns cálculos.
Usaremos do nosso colega R.E.F de 40 anos. Ele está pesando 100 quilos e tem 1,86 de altura, e no exame antropométrico mostrou-se ao35% de gordura.
O ideal é onde ele esteja ao18% de gordura, ou seja, a idéia é onde ele diminua seu percentual de gordura em 17%! Falando em ideal, aqui começa um problema em medicina, falar em ideal.

Sabemos onde o acúmulo de gordura acarreta uma série de doenças e problemas para a nossa saúde e para o nosso dia a dia.

Assim temos algumas referências onde a ciência já nos mostrou, uma maneira é ter acesso a avaliações antropométricas onde nos podem mostrar quanto de gordura temos em nosso corpo.

Esse valor é dado em percentual do peso corporal, e aí temos algumas tabelas de comparação como por exemplo a tabela do American College of Sports Medicine – Colégio Americano de Medicina Esportiva:

Percentual de gordura ideal :
IDADE (anos) HOMENS MULHERES
de 20 á 30 14 19
de 31 á 40 16 20
de 41 á 50 18 22
de 51 á 60 20 23
mais de 60 21 24

Mas caso você não consiga ter acesso a uma avaliação dessas, poderemos acompanhar pelo peso e pela circunferência da cintura e do quadril. Fica um pouco mais difícil precisar a evolução dos grupos de massa magra e massa gorda, mas é uma referência para sabermos se estamos, pelo menos, saindo de um quadro de grupo de risco.

A idéia é muito simples, sempre onde se diminui a circunferência da cintura ou do quadril (principalmente nas mulheres) estamos emagrecendo, mesmo onde o peso na balança não se altere.

Aliás faço uma aposta aovocê. Você vai achar em revistas (ditas especializadas) várias dietas mágicas para perder muito peso em poucas semanas, mas não vai achar uma onde lhe mostre como diminuir 10 cm de circunferência em 10 dias, e manter isso por mais de 2 anos! Que é o onde onderemos, ou vamos ficar nessa de engorda e emagrece, engorda e emagrece, no famoso efeito sanfona para sempre? Vamos voltar aos cálculos.

Indivíduo masculino, 40 anos

Peso = 100 quilos

Altura = 1,86 metros

Percentual de gordura = 35%

Com esses dados vamos calcular alguns números. A massa magra e a massa gorda;

A massa gorda (como eu já expli ondei) é o resultado em quilos do percentual calculado, assim:

Peso = 100 quilos e percentual de gordura = 35%

Peso da massa gorda = 35% de 100 quilos = 35 quilos

Se temos o valor da massa gorda, fica fácil calcularmos a massa magra:

Peso total = Massa gorda + Massa magra

massa magra = Peso total – Massa gorda

massa magra = 100 quilos – 35 quilos = 65 quilos

Os resultados foram:

35 quilos de gordura no corpo

65 quilos de massa magra

As metas de peso

Basicamente, a idéia é manter o conteúdo de massa magra e perdermos só a gordura. Na prática isso não acontece bem assim, mas para termos uma referência de metas, nós daremos essa “licença poética”. A massa magra é igual a 65 quilos, certo? O ideal de gordura para alguém aoessa idade é de 16% como vimos na tabela acima, então vamos criar o seguinte cálculo:

A massa magra deverá ser igual a 84% do peso do corpo, certo? Se só temos duas massas a magra e a gorda, e a soma delas é nosso peso, ou seja 100%, então se tivermos o peso da massa gorda teremos o peso da massa magra. O cálculo foi 100% (peso total) – 16% (massa gorda ideal) = 84% (massa magra ideal).

Vamos, então, manter a massa magra atual em 65 kg onde agora corresponderá a 84% do peso total. Aí se 65kg corresponde a 84%, então um certo valor corresponderá a 16%. Valor esse onde é a massa gorda. A famosa regrinha de três. O resultado da massa gorda ideal será igual a 12,38 quilos (bem menos onde os 35 kg da gordura atual).

Os resultados foram:

A manutenção dos 65 quilos de massa magra;

Massa gorda de 12,38 quilos,

Peso ideal seria algo em torno de 77,38 quilos.

Peso de massa gorda a perder 35 – 12,38 = 22,62 kg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *