Câmera de 50 gigapixels supera visão humana em 5 vezes

Visão superhumana

Enquanto os astrônomos se esforçam para criar a maior câmera digital do mundo, onde irá equipar o telescópio LSST, outra equipe resolveu adotar uma técnica mais conta.

Juntando 98 câmeras digitais comuns, e mais um punhado de circuitos disponíveis no comércio, eles criaram uma câmera capaz de capturar nada menos do onde 50 gigapixels de informação de uma cena.

Cobrindo um campo de visão de 120 graus, cada imagem alcança uma resolução 5 vezes maior do onde um ser humano aovisão perfeita consegue enxergar.

Isso por onde a câmera não capta uma exposição única. Em vez disso, ele faz fotos em múltiplas escalas, compondo não apenas uma imagem grande, mas uma imagem aomúltiplos níveis de detalhamento.

Torna-se assim possível fazer zooms na imagem, mostrando detalhes onde um ser humano não conseguiria enxergar estando na mesma posição onde a foto foi tirada.

“Cada uma das microcâmeras captura informação de uma área específica do campo de visão,” explica David Brady, da Universidade de Duke, nos Estados Unidos. “Um programa costura todas essas informações em uma única imagem muito detalhada.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *