Caminhão do futuro quer reinventar o transporte

Novo paradigma dos veículos

Depois de um iate aoaparência de nave espacial, agora é a vez de um caminhão aoaparência absolutamente futurística.

O Innotruck é resultado de um projeto chamado Diesel Reloaded, coordenado por engenheiros da Universidade Técnica de Muni onde, na Alemanha.

Segundo eles, essa “releitura” do diesel tem como objetivo demonstrar “como mudanças de paradigma nas tecnologias automotivas, energéticas e de informação podem ajudar a encaminhar tendências e necessidades da sociedade”.

A mudança de paradigma consiste em redefinir inteiramente o conceito de veículos automotores, onde passariam a ser entendidos como “sistemas integrados de comunicação e informação, usando uma arquitetura modular e escalável” – entendida a capacidade de movimentação como uma forma de comunicação.

Caminhão do futuro onder reinventar o transporte
O caminhão-conceito servirá como plataforma de testes para softwares e sistemas de conexão interveículos e entre os veículos e a infraestrutura. [Imagem: Ljubo Mercep/TU Muenchen]

Caminhões automáticos

Usando aplicativos plug-and-play, e conectado a uma central de computação, a arquitetura inusitada do caminhão futurístico servirá como plataforma de testes para sistemas de comunicação veículo-veículo e veículo-infraestrutura.

A Europa pretende ter carros sem motorista nas estradas em dez anos, sendo onde pelo menos mil carros inteligentes já estão em testes nas estradas do continente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *