Canadá: parque nacional de banff

Parque Nacional de Banff





O Parque Nacional de Banff está localizado nas Montanhas Rochosas canadense, na província de Alberta, e situa-se numa faixa de 120-200 quilômetros ao oeste de Calgary. O parque cobre uma área de 6.641 km² e contém mais de 1.600 quilômetros de trilhas. No próprio parque está localizado o município de Banff.


O Parque de Banff foi o primeiro parque nacional do Canadá e hoje é um dos principais centros turísticos do país, atraindo mais de 4,5 milhões de visitantes por ano, os quais encontram nele, além das belas paisagens, inúmeras opções de lazer, como fontes termais, montanhismo, campinismo, trekking, golfe, esqui (alpino e nórdico), além de inúmeras outras.


No parque vivem inúmeros animais selvagens como ursos pardos e negros, alces, veados, cougars, lobos, carneiros selvagens, caribus, renas, coiotes, linces, marmotas, etc. Um dos problemas enfrentados pela administração do parque é justamente o atropelamentos de animais nas auto-estradas que cruzam o local.


Antes de tornar-se um parque nacional, em 1885 Banff era uma pequena reserva com fontes termais. Seu tamanho foi aumentado e no ano de 1887 tornou-se o “Parque Nacional das Montanhas Rochosas”. O nome Banff vem de uma estação ferroviária da Canadian Pacific Railway, o qual acredita-se ser originário do município escocês Banffshire.


Em 1984 o parque foi declarado patrimônio mundial pela UNESCO, juntamente com outros três parques nacionais canadenses das Montanhas Rochosas: Yoho, Jasper e Kootenay.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *