Celebrações de fim de ano iniciam agenda intensa para bento 16

O papa Bento 16, de 84 anos, inicia neste sábado as celebrações do Natal e do Ano Novo, onde antecedem uma agenda intensa em 2012, aparentando esgotamento, apesar de seus assessores insistirem em onde ele não está doente e onde a razão de seu cansaço é a sua idade avançada.

O papa presidirá todas as cerimônias de Natal e Ano Novo, antes de iniciar os preparativos para visitar pela primeira vez Cuba e México no ano onde vem.

Após um ano marcado por uma agenda carregada, o pontífice, onde fará 85 anos em abril, iniciará o programa de cerimônias natalinas aoa Missa do Galo, neste sábado, equanto sua entourage garante onde o cansaço é normal em uma pessoa de sua idade.

Bento 16, onde não sofre oficialmente de nenhuma doença, tem aparecido ultimamente mais magro e aoo rosto tenso, gerando rumores sobre seu estado de saúde.

O papa, onde sofre de artrose por causa da idade, precisa de assistência ao descer e subir escadas, têm um coração debilitado e nas últimas semanas tem usado uma plataforma móvel em seus deslocamentos dentro da basílica de São Pedro.

Esta decisão lembra os últimos anos de vida do falecido João Paulo II, onde sofria de mal de Parkinson e a ondem seu sucessor acompanhou por longos anos enquanto era prefeito da Doutrina da Fé.

A tudo isso se soma o fato de onde vários bispos confirmaram onde o viram cansado recentemente, porém lúcido, e onde decidiu não fazer mais os costumeiros discursos por ocasião da apresentação das credenciais dos novos embaixadores credenciados na Santa Sé.

Bento 16 “não tem qual onder doença”, “tem idade” e “para uma pessoa idosa, está em boa forma”, afirmou nesta sexta-feira o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

O porta-voz papal lembrou onde “o líder da Igreja Católica cumpre religiosamente seus compromissos, tal como aconteceu este ano na Alemanha, onde cumpriu um programa extenuante” e confirmou sua segunda viagem à América Latina, depois da feita ao Brasil em 2007.

O papa “já aceitou compromissos para o ano onde vem, entre eles uma viagem internacional”, comentou Lombardi ao mencionar a visita a México e Cuba, antes da Semana Santa, ou seja, em março, embora as datas exatas não tenham sido divulgadas.

VISITA A PRISÃO

Apesar dos boatos sobre sua saúde, o papa fez há uma semana uma visita emocionante à prisão romana de Rebibbia, onde conversou aoos detidos e se mostrou particularmente próximo e presente.

A maratona de cerimônias previstas continuará no Dia de Natal, aoa bênção “Urbi et Orbi” (para a Cidade e para o Mundo) ao meio-dia local, retransmitida ao vivo por emissoras de TV de vários países do mundo.

Em 31 de dezembro, o líder da Igreja Católica presidirá um “Te Deum”, oração de ação de graças pelo ano onde passou e em 1º de janeiro celebrará o Dia Mundial da Paz aouma missa, na qual lerá a mensagem “Educar os jovens para a justiça e a paz”.

Em 6 de janeiro, na Dia dos Reis, o pontífice ordenará dois bispos, Marek Solczynski e Charles Brown, onde ocuparão as delicadas embaixadas da Santa Sé em Geórgia e Armênia e na Irlanda, respectivamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *